Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas IV tem inscrições prorrogadas até 30 de setembro

Autores de histórias selecionadas farão oficina de cinema, gravarão filmes e terão obras exibidas gratuitamente em telonas das cidades

Por Plox

16/09/2025 13h23 - Atualizado há cerca de 5 horas

Quem ainda não se inscreveu no Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas IV ganhou uma nova chance. O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 30 de setembro. O projeto convida moradores de 26 cidades capixabas e mineiras a enviarem histórias autorais que poderão se transformar em curtas-metragens exibidos gratuitamente nas comunidades.


Imagem Foto: Divulgação


Desde a primeira edição, em 2014, o Curta Vitória a Minas já transformou 35 histórias em produções audiovisuais, contando com autores de diversas idades e profissões. Professores, músicos, aposentados, comunicadores, policiais, estudantes, entre outros, já viram suas memórias, ficções ou causos ganharem vida na tela.


Nesta quarta edição, poderão participar moradores maiores de 18 anos das cidades listadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. As histórias, com até cinco páginas, podem ser fictícias ou reais, abordando qualquer tema. Cada participante pode enviar quantos textos desejar, embora apenas um possa ser selecionado.


Imagem Foto: Divulgação


Os sete autores escolhidos passarão por uma imersão de 15 dias com profissionais do cinema e da TV, aprendendo técnicas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e direitos autorais. Em seguida, cada um volta para sua cidade de origem, onde vai organizar e gravar o filme com apoio técnico, envolvimento da comunidade e suporte completo da equipe do projeto.


Imagem Foto: Divulgação


Após as filmagens, os curtas passam por montagem, edição e finalização. As obras serão exibidas em sessões públicas e gratuitas em telonas montadas em praças e ruas das cidades participantes. Os filmes ainda serão inscritos em mostras e festivais e, por fim, disponibilizados no site oficial do projeto (curtavitoriaaminas.com.br).


Imagem Foto: Divulgação


Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online disponível no site, anexar a história e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. Também é possível enviar a documentação pelos Correios para o Instituto Marlin Azul, em Vitória (ES). Não é exigida experiência prévia com audiovisual.


O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


Destaques