Nova onda de calor deve atingir Minas e outras regiões do Brasil a partir de quinta
Fenômeno previsto para começar no dia 18 de setembro pode levar capitais como Belo Horizonte e São Paulo a registrarem recordes de temperatura em 2025
Por Plox
16/09/2025 09h34 - Atualizado há cerca de 4 horas
A sexta onda de calor registrada no Brasil em 2025 está prestes a começar e promete elevar drasticamente as temperaturas em diversas regiões do país. Segundo o Instituto Climatempo, o fenômeno deve ter início na próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, e se estender até pelo menos a segunda-feira, 22.

A previsão é que áreas do Sudeste, como o norte de Minas Gerais e de São Paulo, enfrentem temperaturas próximas dos 40 °C. O calor também será sentido intensamente no Norte do Paraná. Capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória podem chegar muito perto de seus recordes históricos de calor para o ano.
De acordo com os especialistas, uma onda de calor é caracterizada pela permanência de temperaturas acima da média por mais de dois dias consecutivos, com efeitos sobre grandes áreas e sérios riscos à saúde.
\"É possível que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, pelo menos, se aproximem de seus recordes de calor atuais para 2025\", destaca o Instituto Climatempo
.
Para enfrentar esse período de calor intenso, autoridades reforçam uma série de recomendações:
Proteção contra o sol e o calor:
- Evitar exposição solar direta, especialmente entre 10h e 16h;
- Usar roupas leves, chapéus e óculos escuros;
- Aplicar protetor solar com frequência;
- Reduzir esforços físicos e buscar locais com sombra e ventilação.
Hidratação e alimentação saudável:
- Aumentar o consumo de água e sucos naturais sem açúcar, mesmo sem sentir sede;
- Evitar bebidas alcoólicas e açucaradas;
- Optar por refeições leves e frequentes;
- Incentivar o consumo de líquidos entre crianças, idosos e pessoas doentes, que podem não perceber a sede.
Manter o corpo fresco:
- Permanecer de 2 a 3 horas em ambientes frescos ou com ar-condicionado;
- Tomar banhos com água morna durante os horários mais quentes para evitar choques térmicos.
Cuidados dentro de casa:
- Impedir a entrada direta do calor com cortinas e janelas fechadas durante o dia;
- Aproveitar as temperaturas mais amenas da noite para ventilar os ambientes;
- Reduzir o uso de roupas de cama e vestir roupas leves para dormir, especialmente em bebês e pessoas acamadas.
Em caso de viagem:
- Se o carro não tiver ar-condicionado, manter janelas parcialmente abertas;
- Levar água ou sucos naturais para se manter hidratado durante o trajeto;
- Preferir viagens noturnas, sempre com atenção à segurança nas estradas;
- Jamais deixar crianças, idosos ou doentes em veículos expostos ao sol.
Ajuda e atenção ao próximo:
- Solicitar auxílio a familiares ou vizinhos se sentir mal por causa do calor;
- Verificar regularmente o bem-estar de pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção que vivam sozinhas;
- Procurar orientação médica em casos de doenças crônicas, dietas restritivas ou uso contínuo de medicamentos.
Com a nova onda de calor se aproximando, o alerta é para que todos se protejam e se mantenham informados. A atenção deve ser redobrada para evitar problemas de saúde causados pelas temperaturas elevadas.