Preso em PE hacker que vazou dados do youtuber Felca

Homem acessava sistemas da PF e vendeu informações a criminosos; operação também prendeu suspeitos em SP e RN

Por Plox

16/09/2025 10h22 - Atualizado há cerca de 6 horas

Um homem de 26 anos foi preso nesta terça-feira (16) em Pernambuco, suspeito de invadir sistemas governamentais e vender dados sensíveis a criminosos em diversas partes do país. A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio da corporação pernambucana.


Imagem Foto: Reprodução CNN Brasil


Segundo os investigadores, o suspeito, cuja identidade não foi divulgada, foi o responsável por repassar informações para Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos. Este último foi preso em agosto, em Olinda (PE), por ameaçar o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.



Apontado como o “pilar técnico” de uma organização criminosa especializada em invasão de sistemas, estelionato eletrônico e falsificação de documentos, o hacker tinha acesso a bases altamente sigilosas. Entre elas, constam sistemas da Polícia Federal com dados de investigações, reconhecimento facial e controle de voos nacionais e internacionais.



Ele também alegava ter extraído 239 milhões de chaves Pix, obtidas a partir de um arquivo de 460 GB vinculado ao sistema do Poder Judiciário.



Além da prisão em Pernambuco, outras duas pessoas foram detidas preventivamente na mesma operação. Um dos envolvidos, localizado em São Paulo, é apontado como membro de uma quadrilha que aplicava golpes contra médicos do Rio Grande do Sul. O outro, capturado no Rio Grande do Norte, teria desenvolvido uma plataforma usada em grupos de WhatsApp para consultas ilegais de dados.



As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes do esquema e possíveis conexões com novos vazamentos.


Destaques