Prefeitura inicia obras de construção de nova rotatória no bairro Bethânia

A previsão é de que em três semanas o trabalho seja concluído e entregue à comunidade

Por Plox

16/10/2019 17h24 - Atualizado há mais de 4 anos

A Prefeitura de Ipatinga deu início nesta quarta-feira (16) às obras de construção de uma nova rotatória no cruzamento das avenidas Alberto Giovannini e José Assis de Vasconcelos, imediações de uma loja maçônica. A previsão é de que os serviços estejam concluídas nas próximas três semanas, atendendo antiga demanda da população. 
 
As obras são executadas graças a uma medida compensatória da empresa CA Construção e Incorporação acertada com o poder Executivo. O prefeito Nardyello Rocha, acompanhado de equipes técnicas das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Obras Públicas, além de diversos vereadores da base aliada, esteve no local para acompanhar o início dos trabalhos. 

Divulgação PMIROTATÓRIA-BETHÂNIA-(3)
 
Atualmente, para ordenação do fluxo de tráfego, já existem no cruzamento pontos de sinalização de parada obrigatória. Porém, o ponto de convergência das duas avenidas apresenta muitos problemas no trânsito, como engarrafamentos, acidentes e lentidão, especialmente nos horários de pico.
 
Melhorias
A nova rotatória terá 28 metros de diâmetro, com raio de 14 metros. A nova pista, com 9 metros de largura, abrigará dois veículos simultaneamente. 
 
Para realização da obra serão utilizadas aproximadamente 35 toneladas de massa asfáltica. Ao fim da execução do projeto a equipe da Sesuma fará o trabalho de paisagismo e a sinalização viária do trecho.
 
O chefe do Executivo explicou que, a exemplo do que ocorreu em regiões de alta confluência de veículos, nos bairros Cidade Nobre e Bom Retiro, a Administração municipal atua para desafogar o trânsito. Entre outros fatores, o corredor de tráfego também é bastante impactado pela movimentação de funcionários do comércio local, moradores e estudantes que freqüentam o campus de uma faculdade, que fica nas proximidades.
 
“A comunidade desta região não acreditava mais que algum dia essa obra sairia do papel. Ouvi da boca de muitos que seria somente promessa. Mas Ipatinga é a cidade dos milagres e, graças a Deus, a obra iniciou. É preocupante o número de acidentes registrados nesta região do Bethânia. Por isso a construção dessa rotatória é uma necessidade antiga da comunidade. Esse local é de intensa movimentação, passagem obrigatória para quem precisa seguir para o bairro Canaã e para a cidade de Santana do Paraíso e outras na mesma direção, sendo que no horário de pico torna-se difícil também a travessia de pedestres”, ressaltou Nardyello. 
 
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar à comunidade as novas intervenções que serão feitas na região, nos próximos dias, por meio do programa Nova Ipatinga. 
 
“Essa rotatória não faz parte do programa Nova Ipatinga. Ela é fruto de uma parceria público-privada. Mas está em um local onde teremos várias intervenções, inclusive a criação de uma nova ciclovia que vai ligar o Bethânia ao Vagalume”, informou. 
 
Moradora do bairro Bethânia há 21 anos, a estudante Suellen da Silva Borges aprovou a criação da rotatória. “Meus pais andam muito de bicicleta, estão sempre trafegando neste local, e já aconteceu da minha mãe cair devido aos ressaltos no asfalto e também ao tráfego intenso de veículos. Vi diversas melhorias realizadas por essa administração em outros bairros e agora chegou a vez do Bethânia. Só temos então que agradecer”. 
 
Alteração no trânsito
Para execução da obra da nova rotatória no bairro Bethânia, o trânsito precisou ser alterado temporariamente. Nesta primeira etapa, o Departamento de Transporte e Trânsito (Detra) fechou parte da avenida Alberto Giovannini. 
 
Para quem segue do bairro Vagalume em direção ao Centro, o desvio está ocorrendo pela rua San Diego, saindo na avenida Selim José de Salles, perto do Supermercado Bretas. 
 
Já na segunda etapa da obra, para os motoristas que seguirem do bairro Canaã sentido ao Vagalume, o desvio irá ocorrer pela José Assis Vasconcelos, saindo na avenida Gerasa. 
 
Todo o local está sinalizado e as mudanças são orientadas também por agentes de trânsito da Prefeitura de Ipatinga. 

Destaques