Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Candidato à Prefeitura de Timóteo tem candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral

De acordo com o MPE, o candidato estaria inelegível por não ter prestado contas de sua candidatura no pleito de 2016

16/10/2020 às 20:16 por Redação Plox

Nesta quinta-feira (15), a Justiça Eleitoral impugnou a chapa constituida pelo candidato a prefeito Gentil Moreira Filho, o Gentilin (PRTB), e pelo seu candidato a vice Geraldo Magela (PTC), pertencentes à coligação “Unindo Forças Para Mudar (PRTB - PTC)”.  

A impugnação foi deferida pela juíza eleitoral Beatriz Auxiliadora Rezende Machado, da 091º Zona Eleitoral de Timóteo-MG, após uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) ser impetrada pelo promotor Edson de Resende Castro, do Ministério Público Eleitoral (MPE).  

Na ação, o MPE alegou que o então candidato ao posto de chefe do Executivo municipal “não cumpriu obrigação eleitoral imposta a todos os candidatos, consistente em prestar as contas relativas à sua campanha eleitoral do ano de 2016“, quando foi candidato ao cargo de prefeito no município.  

Foto: Reprodução/Instagram

 

De acordo com o MPE, “não apresentou suas contas de campanha à Justiça Eleitoral, nem mesmo após regular notificação para que o fizesse no prazo de 72 horas, sendo julgadas como não prestadas, em decisão definitiva da Justiça Eleitoral”. Ainda segundo o MPE, “a não prestação das contas de campanha, além de constituir óbice à diplomação do candidato eleito (Lei n.º 9.504/97, art. 29, § 2º), implica em descumprimento de obrigação político-eleitoral a todos imposta (hipótese de suspensão de direitos políticos na forma do art. 15, da CF), impedindo a obtenção da quitação eleitoral pelo menos nos 04 (quatro) anos do mandato disputado, e para além desse prazo, até que as contas sejam prestadas, tudo por força do disposto no art. 731, I, da Resolução TSE n.º 23.463/2015, que veio 1 Art. 53. A decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas acarretará: a consolidar o que preconizam as Resoluções n.º 21.823/2004, 21.848/2004, 22.715/2008 e 23.376/2012 todas do TSE”.  

A juíza acatou o pedido do MPE, entendendo que “por força do julgamento das contas não prestadas, quanto à eleição de 2016, portanto, o impugnado perdeu o direito à quitação eleitoral no mínimo até 31.12.2020. E não estando em plena fruição de seus direitos políticos, deixa de preencher condição atual de elegibilidade”, assim, indeferindo o pedido de candidatura do candidato do PRTB. 

+ Confira na íntegra a decisão da Justiça Eleitoral.

Em contato realizado pela reportagem do PLOX, um representante do candidato disse que ainda não havia sido notificado sobre a decisão. Caso o candidato se manifeste, esta matéria será atualizada.  

Compartilhar a notícia

para você
Cenibra
EMPREGO

Cenibra divulga processo seletivo para pessoas com deficiência

O interessado deve residir no Vale do Aço ou em Belo Oriente

Padre mineiro deixa UTI após oito dias de internação
SAúDE

Padre mineiro deixa UTI após oito dias de internação

Márlon Múcio, de 52 anos, vive com uma doença rara e precisa tomar diariamente 315 comprimidos para controlar os sintomas

Ossada encontrada
POLíCIA

Ossada humana é encontrada em mata próxima ao Palácio do Planalto

Ossada foi encontrada durante um treinamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Foto: Reprodução/The Royal Society
GERAL

Caso raro: crocodilo-americano engravida de si mesmo; entenda o fenômeno

Investigações genéticas revelaram que o feto era 99,9% idêntico à mãe, o que afirma a ausência de outros DNAs, confirmando que o caso é um exemplo de partenogênese