Brasil avança com pedágio eletrônico: Contran aprova sistema free flow para rodovias

Novo modelo elimina cancelas e promete mais fluidez no trânsito, com pagamento proporcional e automático

Por Plox

16/10/2024 10h41 - Atualizado há 5 dias

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (14), a implementação do sistema de pedágio eletrônico "free flow" em rodovias privatizadas no Brasil. Com a nova tecnologia, as tradicionais praças de pedágio, com suas cancelas e filas, serão substituídas por pórticos eletrônicos, garantindo mais fluidez no tráfego e praticidade no pagamento.

O sistema free flow, já utilizado em países como os Estados Unidos e diversas nações europeias, opera sem barreiras físicas, permitindo que os veículos passem livremente pelos pórticos. A cobrança será automática, calculada com base no trecho percorrido, promovendo uma tarifa mais justa e proporcional ao uso da rodovia.

Crédito: EPR Sul de Minas / Divulgação

 

Além de eliminar a necessidade de paradas, o modelo promete reduzir congestionamentos e a emissão de poluentes, beneficiando o meio ambiente. Os motoristas poderão pagar as tarifas de forma automática, utilizando tags eletrônicas, ou optar por aplicativos e totens disponíveis nas rodovias.

Outro destaque do sistema é a possibilidade de descontos progressivos para usuários frequentes. A partir da segunda passagem pelo mesmo trecho em um mês, o motorista pode obter descontos, que podem chegar até 72% no 30º dia consecutivo de uso. Em contrapartida, quem não efetuar o pagamento estará sujeito a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação, sendo considerado evasão de pedágio.

O pagamento poderá ser gerenciado via o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que centralizará informações sobre passagens, valores de tarifas e quitação de pendências.

As concessionárias terão até 180 dias, após a publicação oficial no Diário Oficial da União (DOU), para se adequarem ao novo sistema. A expectativa é que o free flow esteja em operação plena em 2024, garantindo maior eficiência e justiça tarifária nas rodovias brasileiras.

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