Especialista orienta sobre riscos à saúde com consumo excessivo de biscoito

Moderação e atenção aos rótulos são essenciais para evitar problemas relacionados ao excesso de açúcar e gorduras

Por Plox

16/10/2024 08h57 - Atualizado há 6 dias

O biscoito, muito popular pela praticidade e variedade de sabores, faz parte da rotina de muitos. No entanto, o consumo frequente, especialmente de produtos industrializados, pode trazer sérias consequências à saúde. A recomendação é consumir de forma ocasional e prestar atenção nos rótulos, priorizando produtos com menos açúcar, gorduras saturadas e aditivos químicos.

Thaysa Amorim, professora de Nutrição da Uninassau Boa Viagem (Recife-PE), ressalta que os biscoitos geralmente contêm altos níveis de açúcares refinados, sódio, gorduras saturadas e aditivos, aumentando o risco de ganho de peso, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios digestivos. Além disso, estudos sugerem uma possível ligação entre o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e o risco de câncer, devido a substâncias presentes nos aditivos e nos métodos de produção.

Biscoito em excesso faz mal à saúde Foto: Freepik

Para quem não deseja abrir mão dos biscoitos, a especialista aconselha a escolha de opções mais saudáveis, como aqueles feitos com farinhas integrais ou cereais, ricos em fibras e com menor teor de açúcar. Alternativas adoçadas com mel ou xilitol e produtos enriquecidos com nutrientes como ferro e cálcio também são recomendados.

Destaques