Lula critica salários baixos dos professores e sugere criação de incentivos

Presidente afirma que discutirá medidas após Cúpula do Brics na Rússia

Por Plox

16/10/2024 12h34 - Atualizado há 5 dias

BRASÍLIA — Nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou descontentamento com os baixos salários recebidos pelos professores no Brasil. Durante um evento no Palácio do Planalto, ele destacou a necessidade de uma política de incentivo à profissão, que será discutida após sua participação na Cúpula do Brics, na Rússia, entre 22 e 24 de outubro.

Lula mencionou que a profissão, antes valorizada, está em declínio e que poucos jovens desejam seguir carreira na educação. "Vamos precisar criar um programa para estimular os estudantes do Enem a se tornarem professores. É uma profissão mal remunerada e muito desgastante", afirmou.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente também lembrou da dificuldade que enfrentou para implantar o piso salarial dos professores durante seu segundo mandato, apontando a resistência de governadores em cumprir a medida. "Muitos disseram que não tinham recursos para pagar o piso, que é uma merreca para quem lida com 40 ou 50 alunos em sala de aula", comentou.

A legislação que criou o piso nacional dos professores completou 16 anos em 2024. Em janeiro, o Ministério da Educação definiu o novo valor mínimo em R$ 4.580,57 para uma carga horária de 40 horas semanais, com um aumento de apenas 3,6%.

Destaques