MEC abrirá 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva

A lista das instituições será divulgada em breve pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Por Plox

16/10/2024 06h41 - Atualizado há 6 dias

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de 1,25 milhão de vagas para um curso de formação em educação especial, voltado para professores que atuam na educação básica, com foco na inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. As inscrições para as primeiras 250 mil vagas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, nas plataformas das 50 instituições de ensino superior participantes. A lista das instituições será divulgada em breve pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foto: Patrícia Almeida/Acervo pessoal

Estrutura do curso e objetivo

Com início previsto para março de 2025, o curso será ofertado de forma online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, e será desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A carga horária total será de 120 horas, distribuídas em quatro módulos que abordarão temas como direitos humanos, desenvolvimento humano, tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inclusivas. O curso visa qualificar os educadores para que possam aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula, atendendo de forma inclusiva alunos com necessidades especiais.

De acordo com o MEC, os professores terão à disposição materiais didáticos, atividades interativas mediadas por tutores e estudo de casos práticos. Além disso, as avaliações serão feitas com base na elaboração de projetos e textos relacionados ao conteúdo abordado nos módulos.

Demanda e importância da formação

O Censo Escolar 2023 apontou que 1,5 milhão de alunos da educação especial estão matriculados em classes regulares da rede pública de ensino básico, reforçando a urgência e importância de formar docentes capacitados para trabalhar em uma perspectiva inclusiva. A oferta massiva de vagas para esse curso responde diretamente à necessidade de garantir que esses alunos recebam um ensino adequado e inclusivo, com a devida adaptação de recursos e métodos pedagógicos.

Ações de valorização dos professores

Durante o anúncio, o ministro da Educação, Camilo Santana, também destacou que, além da oferta do curso, outras medidas de valorização da carreira docente serão anunciadas ainda neste mês. Em vídeo divulgado em suas redes sociais em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro, Santana parabenizou os educadores e adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará um conjunto de ações para fortalecer a formação e reconhecimento dos profissionais da educação no Brasil. As novas políticas visam atrair mais pessoas para a carreira docente e melhorar as condições de trabalho dos professores em todo o país.

Destaques