Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior

Os detalhes completos das decisões estão sob sigilo de Justiça, mas a medida pode ter grandes implicações para os acusados.

Por Plox

16/10/2024 09h14 - Atualizado há 5 dias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão importante no caso dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele determinou a extradição de diversos investigados que estão foragidos no exterior. Entre os envolvidos, estão aproximadamente 60 brasileiros que fugiram para a Argentina após violarem suas tornozeleiras eletrônicas, além do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que se encontra na Espanha.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Extradições de brasileiros foragidos

Os detalhes completos das decisões estão sob sigilo de Justiça, mas a medida pode ter grandes implicações para os acusados. A tramitação dos pedidos de extradição é tradicionalmente um processo demorado, e não há uma previsão exata de quando os foragidos serão presos e trazidos de volta ao Brasil. A Polícia Federal foi a responsável por enviar os pedidos ao ministro Moraes, que, após autorizá-los, encaminhou os processos para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores.

Trâmites internacionais

Com os pedidos de extradição aprovados, o próximo passo será de responsabilidade das autoridades diplomáticas brasileiras e do Ministério da Justiça, que conduzirão os trâmites necessários junto aos governos estrangeiros para que a extradição seja realizada. Esse tipo de processo pode levar meses ou até anos, dependendo da cooperação entre os países envolvidos.

Condenações no STF

Desde o início das investigações e julgamentos sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o STF já condenou mais de 200 pessoas envolvidas. As acusações contra os réus incluem uma série de crimes graves, como associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Destaques