Projeto Xerimbabo Usiminas tem início neste sábado

A edição vai até o dia 15 de dezembro e a comunidade está convidada para uma experiência lúdica e interativa sobre educação ambiental

Por Plox

16/10/2024 16h55 - Atualizado há 5 dias

Neste ano, o Projeto Xerimbabo Usiminas celebra 40 anos com a exposição de educação ambiental com início neste sábado (19/10), no Centro de Biodiversidade da Usipa, em Ipatinga. Com o tema "Meio Ambiente: Cuidar é um dever", a edição vai até o dia 15 de dezembro e convidam a comunidade para uma experiência lúdica e interativa sobre educação ambiental, além de promover reflexões sobre práticas sustentáveis no cotidiano e o papel da indústria na preservação do meio ambiente.

Para visitas escolares e institucionais: o agendamento será pelo WhatsApp (31) 97214-5304 e o funcionamento é de terça a sábado, de 8h às 11h e de 13h às 17h. Já as visitas da comunidade será aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (sem agendamento, sujeito à lotação).

Durante o período, os participantes poderão conhecer mais sobre as áreas de preservação ambiental da Usiminas, informações sobre o cuidado com os animais, controle atmosférico, qualidade do ar, práticas de uso racional da água e gerenciamento de resíduos.  Entre as novidades desta edição está a réplica da Central de Monitoramento Ambiental, que simula o sistema de controle ambiental da Usiminas, demonstrando o uso de inteligência artificial no monitoramento de partículas e controle de emissões atmosféricas.

Luziane Oliveira, da área de Meio Ambiente da Usiminas, destaca a relevância do Projeto Xerimbabo Usiminas, especialmente nesta edição que celebra seus 40 anos de história. “Neste marco especial, reforçamos ainda mais a importância de cada indivíduo em cuidar do meio ambiente. Enquanto indústria, seguimos comprometidos com a inovação e a responsabilidade ambiental, sempre buscando soluções sustentáveis para o futuro”, afirma.

 

 

 

Exposição Jardins Móveis

O Projeto Xerimbabo Usiminas também recebe a exposição Jardins Móveis, dos artistas visuais Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, do Rio de Janeiro, composta por esculturas vibrantes que incorporam bichos e objetos infláveis de forma criativa. A mostra que já passou por capitais brasileiras, México e Suíça, é composta por diversas esculturas inspiradas na “topiaria”, a arte de podar plantas em formas ornamentais, feitas em estruturas metálicas, recobertas por infláveis dos mais diversos. A iniciativa tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Destaques