PT reconhece vitória de Maduro na Venezuela em resolução assinada no Foro de São Paulo

Documento foi assinado durante reunião com partidos de esquerda em setembro e não foi divulgado por receio de repercussão eleitoral

Por Plox

16/10/2024 14h58 - Atualizado há 5 dias

O Partido dos Trabalhadores (PT) assinou uma resolução no Foro de São Paulo, reconhecendo a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) pela coluna de Pedro Venceslau na CNN Brasil.

 

Foto: Reprodução

O documento foi elaborado em um encontro no México, realizado em 29 de setembro, antes da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. Com sete páginas, o texto contém críticas a políticos de direita da América Latina, como Javier Milei, da Argentina, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai, além de ataques aos Estados Unidos.

De acordo com apuração da CNN, a secretária executiva do Foro, Mônica Valente, que também faz parte da executiva nacional do PT, esteve presente na reunião. No entanto, o partido optou por não divulgar a resolução em apoio a Maduro antes das eleições municipais de 6 de outubro, temendo impactos negativos.

Internamente, essa posição do PT tem gerado desconforto em alguns setores da legenda. Ana Prestes, secretária de relações internacionais do PCdoB e representante no Foro de São Paulo, declarou que a postura do governo brasileiro “precisa ser mais clara”.

Destaques