X atinge alta de downloads após liberação no Brasil

Rede social avança para a 21ª posição entre os aplicativos mais baixados no país

Por Plox

16/10/2024 07h43 - Atualizado há 5 dias

A rede social X voltou a figurar entre os aplicativos mais populares no Brasil após sua liberação no dia 9 de outubro. Segundo dados da Mobile Time e AppMagic, nesse dia, o app registrou 49 mil downloads. No dia seguinte, o número subiu para 54 mil, e em apenas quatro dias, o X saltou da 861ª posição para a 21ª entre os mais baixados no Brasil.

Nos dias anteriores à liberação, a expectativa pela retomada da rede social já havia impulsionado os downloads. Entre os dias 7 e 8 de outubro, os números aumentaram de 6 mil para 21 mil. Antes disso, o X mantinha uma média inferior a 10 mil downloads diários.

X (antigo Twitter)X (antigo Twitter) Crédito: DivulgaçãoDivulgação

Bloqueio e retorno

Os desentendimentos entre o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e Elon Musk começaram no início deste ano. Após o fechamento do escritório do X no Brasil, em agosto, Moraes intimou Musk a nomear um representante legal no país, o que não ocorreu. A plataforma foi então suspensa no final de agosto. Apesar das tensões, o X passou a cumprir todas as exigências do tribunal e pagou as multas aplicadas.

Concorrentes sofrem impacto

O retorno do X afetou diretamente o desempenho de outras plataformas. O Bluesky, que havia se beneficiado durante o período de suspensão, viu uma queda expressiva, mantendo apenas 6 mil downloads diários após o retorno do X. Já o Threads, apoiado pelo Instagram, manteve-se em uma posição de destaque, com mais de 100 mil downloads diários no Brasil, incluindo 109 mil no dia 10 de outubro, mesmo com o X novamente disponível.

Destaques