Deputados mineiros se reúnem com presidente do Senado para tratar da dívida do estado

Rodrigo Pacheco recebeu o presidente e líderes partidários da ALMG para discutir alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal; senador vai apresentar a Lula soluções para dívida bilionária de MG

Por Plox

16/11/2023 17h30 - Atualizado há 11 meses

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu parlamentares mineiros nesta quinta-feira (16) para discutir propostas de negociação da dívida do estado de Minas Gerais com o governo federal. Pacheco ressaltou que a dívida é um problema de estado e não de governo. Ele defendeu uma união política para solucionar a dívida de Minas Gerais, de cerca de R$ 160 bilhões. Segundo o senador, o Estado vive a “mais grave situação fiscal da história”. Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB-MG) e do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apresentou ações para a quitação da dívida bilionária. Veja os detalhes!

 

Rodrigo Pacheco deve se reunir com o presidente Lula para sugerir propostas de renegociação da dívida de Minas Gerais com a União, de R$ 161 bilhões. As sugestões passam pelo uso de ativos empresariais (como a produção de nióbio) e créditos judiciais (como indenizações pelos desastres ambientais de Brumadinho e Mariana), além da revisão do débito e do abatimento dos juros. O anúncio foi feito após reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, e outros deputados estaduais.
 

Destaques