Onda de calor em Minas Gerais: temperaturas podem atingir marcas históricas
Previsão indica que Belo Horizonte e outras cidades mineiras enfrentarão calor extremo, com possíveis recordes de temperatura
Por Plox
16/11/2023 07h27 - Atualizado há mais de 1 ano
A partir desta quinta-feira (16), Minas Gerais enfrentará um aumento significativo na temperatura, com a previsão de que algumas regiões possam experimentar máximas próximas a 45ºC. De acordo com a MetSul Meteorologia, as áreas mais afetadas incluem o Noroeste e Norte do estado, particularmente em cidades como São Romão, além de regiões do Triângulo, Centro e Sul de Minas.
Possíveis Recordes em Belo Horizonte A capital mineira, Belo Horizonte, está sob alerta para um possível recorde histórico de temperatura. A Metsul prevê que as máximas na cidade possam variar entre 38ºC e 40ºC nos dias 17 e 18 de novembro, potencialmente superando o recorde anterior de 38,6ºC registrado na Pampulha durante a onda de calor de setembro deste ano.
Temperaturas Elevadas em Todo o Estado Já foram registradas temperaturas acima de 43ºC em Minas, e a tendência é que as máximas continuem subindo nos próximos dias. Cidades como Nova Porteirinha, Salinas, Januária, Paracatu, Unaí, Pirapora e Araçuaí também experimentaram temperaturas acima de 40ºC. Em Belo Horizonte, os termômetros na estação da Pampulha e no Cercadinho registraram 37,3ºC e 35,3ºC, respectivamente, marcas consideradas extremamente altas para os padrões climáticos habituais da capital.