POLíTICA
Lula inaugura ponte que liga Tocantins ao Pará sobre o Rio Araguaia, facilitando transporte agrícola
Obra de 1.724 metros na BR-153 facilita escoamento agrícola e beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas na região do Matopiba
Entre janeiro e setembro deste ano, a Americanas fechou 112 lojas em todo o Brasil, sendo 51 unidades convencionais e 61 do modelo express. Essas medidas representam uma redução de 6,4% no espaço total de vendas, com a companhia alegando que o fechamento ocorreu por não atingirem os critérios mínimos de viabilidade econômica.
Companhia diminui a área física, reestrutura a operação digital e fecha unidades com baixa viabilidade para evitar prejuízos
Foto: Agência Brasil
Somente no terceiro trimestre, 55 lojas encerraram as atividades — 33 tradicionais e 22 express. A empresa justificou que os fechamentos fazem parte de uma estratégia de ajuste do portfólio, focada em elevar a eficiência operacional. A Americanas também está redimensionando espaços de baixa ocupação visando fortalecer as vendas e cortar custos.
Entre julho e setembro, o lucro líquido da companhia registrou queda de 96,4% frente ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 367 milhões. O volume bruto de mercadorias (GMV) vendido pelo canal digital foi de R$ 167 milhões, recuo anual de 74,6%. Em compensação, as vendas físicas permaneceram estáveis, somando R$ 3,4 bilhões no período. No total consolidado, a soma dos canais físico e digital, o GMV caiu 11,6%, fechando o trimestre em R$ 3,7 bilhões.
A retração é atribuída pela empresa à decisão de reduzir o peso do marketplace e dar foco à integração entre loja física e operação digital, priorizando a omnicanalidade.
Grande rede de varejo do Brasil anuncia o encerramento de mais de 100 lojas
Foto: Agência Brasil
No balanço do trimestre, a Americanas considera este momento como o desfecho da reestruturação interna e o começo de uma etapa operacional voltada ao fortalecimento do varejo. Segundo a empresa, houve ampliação de acordos com fornecedores, melhorias no programa de fidelidade “Cliente A” e mais rapidez na oferta de serviços financeiros.
A estratégia atual dá prioridade ao atendimento ágil e à experiência combinada nas compras online e nas lojas físicas. Assim, o cliente pode finalizar a compra pelo digital e retirar o produto em loja, muitas vezes em poucas horas, reforçando a conveniência e a presença nacional da marca.
Hoje, a base de clientes ativos da Americanas se mantém em torno de 45 milhões.
POLíTICA
Obra de 1.724 metros na BR-153 facilita escoamento agrícola e beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas na região do Matopiba
Obra de 1.724 metros na BR-153 facilita escoamento agrícola e beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas na região do Matopiba
POLíTICA
POLíTICA
EXTRA
EXTRA
FAMOSOS
FAMOSOS
POLíTICA
POLíTICA
FAMOSOS
FAMOSOS
POLíTICA
Obra de 1.724 metros na BR-153 facilita escoamento agrícola e beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas na região do Matopiba
Obra de 1.724 metros na BR-153 facilita escoamento agrícola e beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas na região do Matopiba
POLíTICA
POLíTICA
EXTRA
EXTRA
FAMOSOS
FAMOSOS
POLíTICA
POLíTICA
FAMOSOS
FAMOSOS