Esportes

Flamengo lidera o Brasileiro e dispara nas chances de título

Após vitória sobre o Sport e derrota do Palmeiras, Flamengo chega a 72% de chances de ser campeão, segundo projeção da UFMG; Cruzeiro e Mirassol têm esperança remota

16/11/2025 às 22:26 por Redação Plox

no vestiário do Mineirão, em Belo Horizonte Gustavo Aleixo/CruzeiroO tropeço do Palmeiras na rodada deste sábado (16) mexeu com o cenário da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista perdeu a liderança para o Flamengo após ser derrotada pelo Santos em jogo válido pela 13ª rodada. Mas, ao contrário do que torcedores do Cruzeiro poderiam esperar, a derrota do Verdão não aumentou as chances matemáticas da Raposa levantar a taça na temporada.

Equipamento do Cruzeiro no camarote do Mineirão, em Belo Horizonte

Equipamento do Cruzeiro no camarote do Mineirão, em Belo Horizonte

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


Probabilidades após os jogos adiados

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Flamengo passou a assumir a dianteira nas projeções de título. A vitória do clube carioca por 5 a 1 sobre o Sport, na Arena Pernambuco, válida pela 12ª rodada, fez o time de vermelho e preto chegar aos 71 pontos — sete a mais do que o Cruzeiro, que segue na terceira posição com 64 pontos.

O Palmeiras, até então líder, permaneceu com 68 pontos após perder para o Santos por 1 a 0, em partida decidida nos acréscimos na Vila Belmiro. Como resultado, caiu para o segundo lugar na tabela.

Enquanto isso, o Cruzeiro acompanhou a movimentação dos rivais à distância, torcendo por resultados favoráveis, mas acabou vendo suas chances diminuirem na disputa. Antes da rodada, o clube celeste tinha 1,7% de possibilidade de título; após os confrontos, esse número recuou para 1,4%.

Chances de título na reta final

A UFMG divulgou as probabilidades atualizadas de conquista do Brasileirão: Flamengo aparece com ampla vantagem, com 72% de chances, enquanto o Palmeiras tem 26,6%. Já o Cruzeiro aparece distante, com 1,4%. O Mirassol ainda é citado, com apenas 0,011%. Segundo a universidade, as demais equipes já não têm mais possibilidades matemáticas de título nesta altura da competição.

Cenário segue desafiador para o Cruzeiro

Com a aproximação das últimas rodadas, o Cruzeiro permanece na terceira colocação, mas depende de uma combinação improvável de resultados para sonhar com o troféu. Mesmo com a torcida contra os adversários diretos, a chance matematica de título voltou a diminuir, consolidando o favoritismo do Flamengo na disputa de 2025.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a