Projeto Humanização realiza sonhos de pacientes do Hospital Vital Brazil
Segundo a FSFX, que gerencia o hospital, o projeto tem como objetivo realizar sonhos de algumas pessoas internadas no hospital
Por Plox
16/12/2020 12h08 - Atualizado há cerca de 4 anos
Na manhã desta quarta-feira (16), aconteceu uma ação do projeto de humanização, no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo-MG. O hospital, que é gerenciado pela Fundação São Francisco Xavier, realizou sonhos dos pacientes.
Segundo a Fundação, o projeto de humanização acontece em outras instituições e tem como intuito humanizar o atendimento dos internados, gerando acolhimento e conforto durante o tempo de internação dos pacientes.
Com o tema: “O que importa pra você?”, o projeto é voltado para a realização de vários sonhos que, com boa vontade e carinho, podem se tornar uma realidade, alegrando os internados no hospital.
São sonhos como comer doces, em especial chocolates, sendo alguns zero açúcar e meio amargo. Além de outros pedidos como comer hambúrguer, chupar laranja e ter uma ceia especial de frango com quiabo, um dos pratos tradicionais da comida mineira.
Além dos sonhos envolvendo delicias alimentícias, também tem os sonhos que alimentam a esperança, a alegria e aquecem os corações dos pacientes. Um dos pacientes pediu para ver os netos, de 8 e 11 anos. Já outro paciente pediu para ver a filha, de três anos.
O projeto de humanização contou com música ao vivo, com Rubim do Bandolim, fazendo uma apresentação especial no jardim do Hospital e Maternidade Vital Brazil. Ilma Nazaré Ferreira, de 57 anos, moradora do bairro Novo Tempo e paciente do hospital, afirmou que gostou da apresentação, que é uma coisa diferente do ambiente hospitalar.
Segundo a médica Alessandra de Souza Andrade Martins, gestora do Hospital e Maternidade Vital Brazil, “é muito importante para a Fundação todos estes momentos de humanização do atendimento, para proporcionar para os pacientes e os acompanhantes, momentos de felicidade, no momento em que se encontram aqui [hospital] e estão mais fragilizados”.
Alessandra Martins ainda disse que a Fundação se preocupou em resgatar a cultura e a tradição do hospital, que tem mais de 50 anos de existência e teve vários profissionais que fizeram a diferença para a comunidade.
“Uma outra ação é o resgate da cultura e da tradição aqui do Hospital Vital Brazil. A gente sabe que é um hospital que tem mais de 50 anos de existência, onde aqui tiveram vários profissionais que fizeram a diferença para a comunidade aqui de Timóteo. Então a gente resgatou as placas que tinham em homenagem aos profissionais que fizeram a diferença na comunidade. A gente também chamou as famílias desses profissionais, também para participarem desse momento”, disse a médica.
Conceição Dutra Reis, esposa do médico Tadeu Damásio, um dos médicos reconhecidos pela FSFX esteve no evento. Umas das salas da instituição leva o nome do médico.
Também esteve presente no evento Ana Letícia Cal, filha do médico Wander Fontes Cal. Segundo Letícia, a maternidade, que agora leva o nome do médico, era a alma de seu pai.
“A maternidade dera a alma do meu pai. A vida dele, tudo que ele mais amava. A gente ficou muito feliz e satisfeito pelo reconhecimento da população, que desde que veio a notícia que deixou a gente triste, que foi quando ele adoeceu, muitas pessoas estiveram junto com a gente e isso foi a primeira homenagem. A de hoje, a gente considera a segunda homenagem”, disse.