Senador apresenta projeto para nova prorrogação do auxílio emergencial
Segundo o senador, também será prorrogado o prazo de calamidade, até março de 2021
Por Plox
16/12/2020 13h07 - Atualizado há quase 4 anos
Nessa segunda-feira (14), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou uma proposta para estender o auxílio emergencial até o mês de março de 2021. O auxílio é previsto para acabar neste mês de dezembro.
Segundo o senador, também será prorrogado o prazo de calamidade até março do ano que vem. "Por conta da inércia do Governo Federal, é impossível ter um programa nacional de vacinação em execução antes de março”, disse.
Alessandro Vieira ainda disse que essa seria uma das formas de ajudar a população nos próximos meses. “É preciso garantir o mínimo de estabilidade social até lá. Por isso apresentei o PL 5495, que estende o auxílio emergencial e o estado de calamidade até 31/03".
O senador não informou quais seriam os valores da prorrogação do auxílio emergencial e nem de onde o dinheiro iria sair, um dos maiores questionamentos do Governo para manter a renda.
O presidente Jair Bolsonaro já disse que não descarta uma nova prorrogação do auxílio, porém, o presidente disse que isso pode gerar um grande impacto nas contas públicas.
Nos primeiros meses da pandemia, o governo custeou um auxílio no valor de R$ 600 mensais para os chamados vulneráveis. A partir de setembro, o valor foi reduzido para R$ 300.