Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro teria confirmado a aliados que não vai passar faixa presidencial a Lula

Caso ocorra, será a primeira vez que o rito será quebrado na história da nova República

16/12/2022 às 22:40 por Redação Plox

Segundo apuração da repórter Brenda Colen, setorista da Plox em Brasília, aliados de Bolsonaro afirmam que o presidente Jair Bolsonaro já tomou a decisão de não passar faixa presidencial a Lula. A princípio, Bolsonaro teria cogitado a possibilidade de seguir o rito oficial ao ser orientado por algumas pessoas próximas de que a atitude seria democrática e deixaria uma boa impressão ao deixar a presidência num clima tranquilo. Mas, por fim, teria desistido porque poderia ser alvo de críticas e desaprovação da maioria dos seus apoiadores.
 



Há sinais de que essa informação já chegou à equipe de transição de governo que analisa quem, então, colocar a faixa no presidente eleito Lula. Segundo Brenda Colen, duas possibilidades ganham força no momento. Uma delas é que a faixa seria colocada por um grupo da sociedade civil com representatividade: por exemplo, uma mulher, uma pessoa negra e uma indígena. A outra sinalização é de que Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados poderia cumprir essa função.
Roteiro da posse de Lula e Alckmin é divulgado
A cerimônia será realizada na parte da tarde e conta com um rito formal, realizado tradicionalmente. Lula e Alckmin devem chegar ao anexo 1 do Senado entre 13h45 e 14h30.  Neste mesmo horário,  autoridades e convidados deverão se reunir no Salão Branco. 


Entre 14h20 e 14h30, Lula e Alckmin chegarão à Catedral Metropolitana de Brasília (DF), que fica no início da Esplanada dos Ministérios. De lá, partiram em cortejo rumo ao Congresso Nacional, onde serão recebidos por Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (PP).
A sessão solene de posse a Lula e Alckmin está marcada para iniciar às 15h e será dividida por etapas: abertura da sessão, execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice eleitos; pronunciamento dos presidentes da República e do Congresso Nacional; e encerramento da sessão.
Após o encerramento da sessão, Lula e Alckmin seguem para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal. De lá, eles deslocarão às 16h em direção à área externa do Palácio.
Às 16h05 terá início a cerimônia externa de honras militares e, às 16h20, a saída do Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto, onde ocorrerá outra etapa da posse com a famosa subida da rampa e a entrega da faixa presidencial. 

Posse de Lula em 1° de janeiro de 2003


 

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
EMPREGO

Veja as vagas de emprego disponíveis no Vale do Aço nesta terça; mais de 400 oportunidades abertas

Timóteo lidera com 437 vagas abertas, enquanto Ipatinga e Coronel Fabriciano oferecem duas oportunidades cada

fotomanchete.jpg
ECONOMIA

3ª parcela do IPTU vence nesta quinta-feira em Ipatinga

Conforme o Decreto 8.979/2018, que estabelece o calendário fiscal do município, a terceira parcela, sem juros e multas, vence nesta quinta-feira (16)

Usiminas-5.jpg
GERAL

Usiminas realiza o Plante uma Vida em Ipatinga

Ação comemora o Dia da Árvore e o nascimento dos filhos dos colaboradores

EMPREGO

Ipatinga abre processo seletivo para contratação temporária de profissionais para atuação na Saúde

São ofertadas 33 vagas, incluindo para médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, que atuarão na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre