Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Roteiro da posse de Lula é divulgado e Dino garante que posse ocorrerá em paz

O Politicando desta sexta-feira está recheado de assuntos; confira

16/12/2022 às 19:43 por Redação Plox

O último Politicando desta semana chega com as principais notícias da política nacional. Durante a tarde e noite de ontem (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a votação sobre a constitucionalidade do orçamento secreto. A sessão foi encerrada e retorna na próxima segunda-feira (19), faltando apenas dois ministros para votarem. A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) teve o roteiro divulgado pelo Congresso Nacional. Estes são apenas alguns dos assuntos a serem abordados no programa desta sexta-feira (16).

 

Posse de Lula já tem roteiro

Os horários e ritos da posse do presidente e vice eleitos, marcada para acontecer no dia 1º de janeiro de 2023 foram divulgados pelo Congresso Nacional nessa quinta-feira (15). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB)  janeiro de 2023. A solenidade começa com a chegada dos Chefes de Estado e de Governo ao Senado Federal e finaliza com a saída do presidente e vice rumo ao Palácio do Planalto.

Veja a programação completa na íntegra

13h45 às 14h30

Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal (SF).

13h30 às 14h30

Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30

Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos, na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30

Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40

Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h

Sessão Solene de Posse Presidencial

1º - Abertura da Sessão Solene;

2º - Execução do Hino Nacional;

3º - Compromisso Constitucional;

4º- Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos;

5º - Pronunciamento do Presidente da República;

6º - Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e

7º- Encerramento da Sessão Solene.

15h50

Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do SF.

16h

Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do SF em direção à área externa do Palácio.

16h05

Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20

Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

STF está a um voto de suspender o orçamento secreto; votação foi suspensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu na noite de ontem (15) o julgamento sobre a legalidade do atual modelo de emendas de relator do Orçamento da União. As emendas são conhecidas como "orçamento secreto" do Congresso Nacional. 

A sessão foi suspensa com placar de 5 votos a 4 contra o modelo das emendas RP9, nome técnico da medida. A votação será retomada na segunda-feira (19), última sessão antes do recesso na Corte. Faltam os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, sem um deles votar contra o orçamento secreto, ele será declarado inconstitucional.

A votação foi aberta com a relatora do caso e presidente do Supremo, Rosa Webber, que considerou que o orçamento secreto é inconstitucional por prejudicar a distribuição de recursos, o direito de parlamentares de participarem do ajuste do Orçamento e a sociedade de obter informações sobre a aplicação do dinheiro. 

O segundo ministro a votar foi André Mendonça, que votou para manter as emendas do relator ao entender que a decisão política sobre o destino dos recursos orçamentários cabe ao Legislativo. 

No entanto, deu prazo de 60 dias para que o Congresso estabeleça critérios para fixação do total da despesa destinada às emendas RP9, de rateio e de fiscalização semelhantes às emendas individuais e de bancada.

Em seguida, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Nunes Marques votaram pela possibilidade da adoção das emendas, mas com a aplicação de formas proporcionais de distribuição e de fiscalização. 

O voto da relatora contra as emendas foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. 

Congresso Nacional aprova novas regras para orçamento secreto

O Congresso Nacional aproveitou a suspensão da votação do STF sobre a legalidade do orçamento secreto e aprovou mudanças nas regras das emendas de relator. A proposta começou a ser discutida por mais de três horas, ontem (15), mas foi interrompida antes da apreciação do mérito. Inicialmente, a previsão era de que a matéria voltasse ao plenário do Congresso apenas na próxima semana.

A proposta trata da transparência nas emendas de relator-geral do Orçamento, as chamadas RP-9, mais conhecidas por orçamento secreto. A matéria segue para promulgação.

A votação foi realizada de maneira remota, já que muitos parlamentares estavam fora de Brasília participando de diplomações de políticos eleitos neste ano. Na Câmara dos Deputados, o texto-base foi aprovado por 328 votos favoráveis e 66 contrários; no Senado, foram 44 votos favoráveis e 20 contrários. Nenhum dos destaques que ainda poderiam modificar o texto foi aprovado.

PEC da Transição será votada na Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou ontem (15) que a PEC da Transição será votada na terça-feira (20). A medida foi aprovada no Senado, mas tem enfrentado resistências de deputados, que ainda querem negociar trechos da proposta. O texto permitirá que o governo eleito tenha um espaço fiscal no teto de gastos de cerca de R$ 145 bilhões no Orçamento de 2023 e mais R$ 23 bilhões de investimentos fora do teto.

Em um curto pronunciamento no plenário da Casa, Arthur Lira disse que pediu ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para convocar sessão para esta sexta-feira (16) votação de assuntos orçamentários e que no dia 19 haverá diplomação dos deputados federais eleitos, o que diminuirá o quórum na Câmara dos Deputados.

"Nós fizemos um apelo ao presidente Rodrigo Pacheco para que ele faça o favor de convocar o Congresso para amanhã, haja vista que segunda-feira será um dia de muitas diplomações de deputados e senadores Brasil afora e nós vamos utilizar o plenário da Câmara dos Deputados na terça o dia todo com a pauta da PEC da Transição a partir das 9 h, de manhã e à tarde, na terça-feira".

Lira negou que a votação da proposta esteja atrasada por barganhas para cargos no futuro governo. "Nós estamos terminando, ultimando as conversações, diferentemente do que tem sido noticiado, sem nenhum tipo de barganha, o que esta presidência nunca fez, mas acomodando votos para que se tenha o quórum necessário para enfrentarmos as votações principais e os destaques que possam vir do plenário desta Casa", disse.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Comércios que venderem bebida falsificada poderão ter alvará cassado
POLíTICA

Comércios que venderem bebida falsificada poderão ter alvará cassado

Projeto de lei apresentado na CLDF propõe punição severa para estabelecimentos que comercializarem produtos adulterados

Histórico de fraudes no INSS expõe rombos bilionários e operações constantes
POLíTICA

Histórico de fraudes no INSS expõe rombos bilionários e operações constantes

Desde sua criação nos anos 90, o INSS acumula casos de golpes que somam bilhões em prejuízo aos cofres públicos

POLíTICA

Zema descarta candidatura a vice-presidente em 2026 e critica cargos simbólicos

Governador de Minas Gerais reforça foco em funções executivas e alternativas à liderança da direita para as eleições presidenciais.

2019-06-01t211356z-1970438940-up1ef611mz8gy-rtrmadp-3-soccer-champions-tot-liv.jpg
POLíTICA

MP contra fraudes no INSS perde validade nesta segunda-feira

Texto estava na pauta do Senado na última quinta-feira (30), mas parlamentares pediram o adiamento da votação

para você
Evangélica, Claudia Leitte reage a críticas por cantar no Carnaval
FAMOSOS

Evangélica, Claudia Leitte reage a críticas por cantar no Carnaval

Cantora comentou sobre fé e julgamentos durante entrevista ao Flow Podcast

Jovem diz que será astronauta e é desmentida por Nasa, UFMG e empresa
GERAL

Jovem diz que será astronauta e é desmentida por Nasa, UFMG e empresa

Laysa Peixoto, de 22 anos, afirmou que participaria de missão espacial, mas informações foram contestadas por instituições citadas

 Foto: Pixabay/Reprodução
SAúDE

Descoberta científica brasileira revela novos genes relacionados à apraxia de fala na infância

Uma inovação na pesquisa genética

emprego.jpg
EMPREGO

Multinacional está com inscrições para mais de 60 vagas de estágio

As oportunidades são para universitários com graduação prevista a partir de junho de 2020, e as inscrições podem ser feitas até 26 de maio