Extra

Chuva forte alaga casa e deixa moradora ilhada em Itabira

Enxurrada em rua do bairro Pedreira do Instituto invade residência, causa colapso de parede e danifica muro do SAAE; Defesa Civil orienta saída em caso de novas chuvas

16/12/2025 às 07:22 por Redação Plox

As fortes chuvas que atingiram Itabira, na Região Central de Minas Gerais, provocaram diversos transtornos e deixaram uma moradora ilhada dentro de casa na noite de domingo (14). A mulher precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros, conforme informou a corporação nesta segunda-feira (15).

Durante o atendimento, os bombeiros constataram o colapso de uma parede nos fundos da casa, na área de serviço, causado pela instabilidade da encosta e pela proximidade com um riacho existente no local.

Durante o atendimento, os bombeiros constataram o colapso de uma parede nos fundos da casa, na área de serviço, causado pela instabilidade da encosta e pela proximidade com um riacho existente no local.

Foto: Divulgação/Bombeiros


De acordo com os militares, a precipitação intensa formou uma forte correnteza na Rua da Vargem, no bairro Pedreira do Instituto, gerando grande acúmulo de lama e arrancando blocos do calçamento. No fim da via, a enxurrada invadiu a residência da vítima.

Casa alagada e estrutura comprometida

A água tomou todos os cômodos do imóvel e atingiu cerca de 40 centímetros de altura. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. Durante o atendimento, os bombeiros constataram o colapso de uma parede nos fundos da casa, na área de serviço, causado pela instabilidade da encosta e pela proximidade com um riacho existente no local.

Além dos prejuízos estruturais e materiais na residência, o muro lateral da unidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), instalada ao lado do imóvel atingido, também foi danificado.

Atuação da Defesa Civil e orientações à moradora

A Defesa Civil de Itabira foi acionada, esteve no local e fez uma avaliação técnica do imóvel e do entorno. A equipe orientou a moradora a desocupar a casa caso haja novo aumento no volume de chuvas, diante do risco de agravamento dos danos já identificados.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a