Educação

Ipatinga convoca famílias de beneficiários do BPC para questionário do programa BPC na Escola

Prefeitura busca identificar barreiras sociais, físicas e pedagógicas que impedem acesso e permanência de crianças e adolescentes com deficiência na rede de ensino, visando traçar estratégias personalizadas de inclusão

16/12/2025 às 12:48 por Redação Plox

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Básica, está convocando pais e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para participarem do Programa BPC na Escola. A orientação é que as famílias compareçam à sede da Prefeitura para responder a um questionário que ajuda a identificar barreiras que dificultam o acesso e a permanência desses estudantes na rede de ensino.

SUGESTÃO DE PAUTA - Ipatinga fortalece inclusão com o programa BPC nas Escolas

Foto: Divulgação

O questionário é aplicado em uma entrevista rápida e acolhedora, na qual a equipe municipal levanta informações sobre obstáculos sociais, físicos e pedagógicos que ainda afetam o cotidiano das famílias. Todo o processo é sigiloso. A partir dos dados coletados, são definidas estratégias personalizadas para promover a inclusão escolar, assegurando direitos como educação de qualidade, acessibilidade e igualdade de oportunidades.

A aplicação do questionário é uma ação que reflete o compromisso da gestão municipal em conhecer a realidade de cada família e contribuir com a aplicação de medidas mais efetivas e humanas

Flávio Miranda, secretário Municipal de Assistência Social

Programa nacional e atuação integrada

O processo integra um programa nacional coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ao qual Ipatinga aderiu de forma articulada, unindo as áreas de assistência social, saúde e educação. O município reforça que a iniciativa busca não apenas diagnosticar problemas, mas também ampliar oportunidades e apoiar trajetórias escolares mais inclusivas.

O objetivo é de transformar vidas e abrir portas para um futuro mais inclusivo e promissor

Glaucilene Garcia de Souza, assistente social da Prefeitura

Como as famílias podem participar

As famílias que ainda não foram atendidas devem procurar o Departamento de Proteção Social Básica, localizado no 2º andar, sala 206, na Avenida Carlos Chagas, 789, bairro Cidade Nobre. O atendimento é realizado de segunda a quarta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

É necessário apresentar documentos pessoais do beneficiário: RG, CPF e comprovante de residência. A aplicação do questionário continuará até que todas as crianças e adolescentes beneficiários do BPC sejam contemplados pela ação.

Essa é uma oportunidade real de fazer a diferença na vida de quem mais precisa

Águida Cristina Anício, diretora do Departamento de Proteção Social Básica de Ipatinga
SUGESTÃO DE PAUTA - Ipatinga fortalece inclusão com o programa BPC nas Escolas

Foto: Divulgação

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a