Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Temporais causam alagamentos e destruição em cidades de Minas; Inmet emite alerta vermelho
Chuvas intensas entre segunda (15) e terça-feira (16) provocaram transbordamento de córregos, danos em ruas, imóveis e comércios e deixaram passageiros ilhados, enquanto quatro avisos simultâneos do Inmet colocam várias regiões de Minas em atenção máxima para novos desastres
16/12/2025 às 14:50por Redação Plox
16/12/2025 às 14:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Minas Gerais está em alerta máximo para chuva nos próximos dias. O estado tem quatro avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativos ao mesmo tempo, incluindo um alerta vermelho para acumulado de chuva, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
O centro de Matipó amanheceu tomado por lama, entulhos e materiais arrastados pela correnteza após a forte chuva que atingiu o município entre a noite de segunda-feira (15) e a madrugada desta terça (16). Com a redução do nível da água, os estragos provocados pelo temporal ficaram evidentes em ruas, imóveis e comércios.
Relatos de moradores apontam que carros chegaram a ser arrastados pela força da água no pico da cheia. A intensidade da chuva, concentrada em um curto espaço de tempo, surpreendeu a população e provocou alagamentos em diferentes pontos da cidade.
Moradores registraram em vídeos as vias cobertas por sujeira, restos de madeira e veículos danificados. As imagens mostram um cenário de destruição na área central, com imóveis residenciais e comerciais atingidos.
Comerciantes e moradores iniciaram, ainda pela manhã, a limpeza e o levantamento dos prejuízos causados pela inundação. Enquanto isso, as autoridades seguem monitorando rios e áreas de alagamento e reforçam o alerta para novas pancadas de chuva nos próximos dias, conforme aviso emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para toda a região.
Temporal provoca alagamentos e passageiros ilhados em Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, um temporal no início da noite de segunda-feira (15) deixou várias ruas alagadas. Nos bairros Santa Rita e Linhares, choveu mais de 100 milímetros em apenas 1 hora, volume que corresponde a cerca de um terço da média histórica de todo o mês na cidade.
Foto: Reprodução
No Centro também houve grande acumulado, com 97 milímetros registrados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Na Avenida Garibaldi Campinhos, no Bairro Vitorino Braga, passageiros ficaram ilhados no teto de um ônibus do transporte público após o veículo ser surpreendido pela enxurrada. Outro coletivo ficou preso na água na Rua Diva Garcia, no mesmo bairro, onde o Córrego do Yung transbordou. Não há informações sobre vítimas.
O Mergulhão foi completamente tomado pela enxurrada e precisou ser interditado, o que causou grande congestionamento nas vias do entorno. Uma motorista ficou presa dentro de um veículo e teve dificuldades para sair, em meio ao alagamento.
No Santa Cruz Shopping, a água invadiu alguns corredores e afetou a circulação de clientes e funcionários.
Segundo a Defesa Civil, os córregos Humaitá e Ribeirão das Rosas, nos bairros Industrial e Vila dos Sonhos, respectivamente, saíram da calha, provocando interdições em ruas próximas.
Alerta vermelho: grande perigo por acumulado de chuva
No nível mais grave, o aviso de acumulado de chuva na cor vermelha tem grau de severidade de grande perigo.
Período de validade: de 16/12/2025 às 12h até 17/12/2025 às 9h.
Riscos potenciais: chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
Regiões afetadas: Sul, Sudoeste e Zona da Mata.
Alerta laranja por acumulado de chuva
O Inmet também mantém um aviso laranja de acumulado de chuva, classificado como de perigo.
Período de validade: de 16/12/2025 às 12h até 17/12/2025 às 9h.
Riscos potenciais: chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas suscetíveis.
Regiões afetadas: Sul, Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Chuvas intensas com perigo em grande parte do estado
Outro aviso laranja, desta vez para chuvas intensas, também está em vigor e indica perigo.
Período de validade: de 16/12/2025 às 9h15 até 17/12/2025 às 7h.
Riscos potenciais: chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Regiões afetadas: Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Norte e Jequitinhonha.
Alerta amarelo indica perigo potencial
O quarto aviso em vigor é o de chuvas intensas na cor amarela, que aponta perigo potencial.
Período de validade: de 15/12/2025 às 10h até 17/12/2025 às 23h59.
Riscos potenciais: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Regiões afetadas: Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Vale do Mucuri, Norte, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste.
Com a combinação de temporais, altos acumulados e solo encharcado em diversas regiões, o estado permanece em estado de atenção contínua para novos episódios de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas próximas horas.