Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    SAMU de Ipatinga apresenta números da atuação em 2018

    Cerca de 60% das quase 10 mil ligações atendidas, com envio das ambulâncias, foram para socorro a envolvidos em acidentes de trânsito

    Por Plox

    17/01/2019 07h36 - Atualizado há cerca de 5 anos

    Referência em urgência e emergência na cidade e na Região do Vale do Aço, o SAMU de Ipatinga contabilizou em 2018 um número muito expressivo de atendimentos, além de conquistar importantes recursos para melhorar sua atuação no município.

     Com uma equipe composta por 84 profissionais - nove médicos, oito enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, 22 condutores e 11 operadores de frota -, o SAMU de Ipatinga atua em todo o município com três novas ambulâncias de suporte básico de vida (USB) e uma de suporte avançado (USA).

     Em 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 42 mil chamadas telefônicas. Desse total, 9.948 ligações se converteram em atendimentos a diversos tipos de ocorrências, com destaque para o socorro a envolvidos em acidentes de trânsito – 60% do total. Sem o envio de ambulâncias, os profissionais do SAMU atenderam 22.264 chamadas. Através do telefone 192, o atendimento foi realizado com triagem seguido de orientações médicas. 

    Em se tratando de melhorias estruturais, a Prefeitura de Ipatinga viabilizou a implantação da nova base do serviço no Shopping do Vale do Aço e a aquisição de três novas ambulâncias, renovando em 100% a frota do SAMU.

    SAMU-(1)(Foto: SECOM/PMI)

    Segundo o diretor do serviço, Dierry Nilton Carvalho, “as ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente na cidade para atendimento à população, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados e o encaminhamento ao serviço hospitalar de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso”, explica.

    Já no programa ‘SAMU nas Escolas’, 1.370 estudantes das redes de ensino público/privada foram conscientizados sobre a importância do serviço. Através da ação, um dos resultados deste trabalho é a diminuição do número de trotes em 2018, resultando numa queda de 3% em comparação a 2017.

    “Mesmo com a redução de índice, ainda vemos o quanto é elevado o número de chamadas falsas para o serviço. A maior gravidade do problema é que um trote pode tirar a chance de uma pessoa que realmente precisa ser socorrida, além de gerar custos ao município”, enfatizou o diretor do SAMU. 

    SAMU(Foto: SECOM/PMI)

     O serviço é gratuito e funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, sendo acessado pelo número 192. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

    O prefeito Nardyello Rocha enfatiza que “toda estrutura necessária para o funcionamento do serviço tem sido mantida pelo governo municipal, mesmo diante da retenção de repasses financeiros pelo governo do Estado. Nosso trabalho será humanizar ainda mais os atendimentos e cuidar da estrutura adquirida até aqui”, salientou.

    SAMU-2(Foto: SECOM/PMI)

    Fique atento ao momento certo para acionar o SAMU

     

    Quando chamar o SAMU

    Quando não chamar o SAMU

    Dicas ao ligar

    192

    Na ocorrência de problemas

    Cardiorrespiratórios

    Febre prolongada

    Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens

    Intoxicação exógena e envenenamento

    Dores crônicas

    Queimaduras graves

    Vômito e diarreia

    Na ocorrência de maus-tratos

    Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames

    Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador

    Em tentativas de suicídio

    Transporte de óbito

    Quando houver acidentes/traumas com vítimas

    Dor de dente

    Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito

    Transferência sem regulação

    médica prévia

    Sinalize as vias com galhos de árvore, triângulo de sinalização;

    Afogamentos

    Trocas de sonda

    Choque elétrico

    Corte com pouco sangramento

    Acidentes com produtos perigosos

    Entorses

    Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns)

    Cólicas renais

    Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete

    Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto

    Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio

    Crises Convulsivas

    Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica

    Não dê água a pessoas acidentadas

    Transferência inter-hospitalar de doentes graves

    Nos casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente deverá ser encaminhado à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa

    Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso

     

     

     

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]