Enem: tema da redação é “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

Neste domingo, além da redação, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada

Por Plox

17/01/2021 14h47 - Atualizado há cerca de 3 anos

Milhões de estudantes de todo o país fazem hoje (17) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A prova foi marcada para ter início às 13h. Hoje é o dia da redação, e o tema é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

O tema foi divulgado cerca de uma hora depois dos portões fecharem. Os estudantes terão até às 19h para terminarem as provas. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que seja mantido o distanciamento entre as pessoas, mesmo fora dos locais de aplicação. 

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até o momento do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Esses estudantes terão direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Neste domingo, além da redação, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada. Os estudantes terão cerca de cinco horas e 30 minutos para entregar as provas.

Redação

Os candidatos terão que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fuga ao tema, escrever menos de sete linhas, entre outros. Em 2019, o tema foi 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.

Destaques