Guindaste tomba em bairro residencial de Uberlândia e atinge quatro casas
Equipamento de 90 toneladas cedeu com o asfalto durante transporte de piscina; duas pessoas tiveram ferimentos leves e imóveis foram evacuados por risco estrutural
17/01/2026 às 11:05por Redação Plox
17/01/2026 às 11:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um guindaste tombou em uma área residencial do bairro Laranjeiras, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na tarde dessa sexta-feira (16/1), e atingiu quatro casas. Duas pessoas ficaram feridas, ambas com lesões leves, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Tombamento ocorreu na tarde dessa sexta-feira (16/1)
Foto: /CBMMG
Duas pessoas tiveram ferimentos leves
Conforme o CBMMG, o operador do guindaste sofreu escoriações no braço esquerdo. Ele foi avaliado pela equipe de resgate, mas recusou atendimento médico e permaneceu no local, consciente e orientado.
A segunda vítima, funcionária de uma empresa de piscinas, teve cortes na cabeça e nos membros superiores, causados pela queda de parte da alvenaria da residência principal atingida pelo equipamento. Ela já havia sido socorrida por colegas de trabalho antes da chegada dos bombeiros.
Guindaste tombou após ceder o asfalto
No local do acidente, os bombeiros isolaram a área e constataram, inicialmente, que quatro imóveis foram danificados. De acordo com relato do motorista, o guindaste, com capacidade para 90 toneladas, era usado para transportar uma piscina de aproximadamente 150 litros até os fundos de uma das casas, por meio de elevação vertical.
Segundo o operador, quando o equipamento alcançou cerca de 30 metros de extensão, houve cedimento do asfalto no ponto em que estavam apoiadas as sapatas do lado esquerdo do veículo, o que provocou o tombamento do guindaste sobre as residências vizinhas.
Casas foram evacuadas por risco estrutural
Por causa do risco estrutural e da instabilidade na área atingida, as residências foram evacuadas e um perímetro de segurança foi estabelecido. Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) e da Polícia Militar atuaram na ocorrência.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que foi realizada uma reunião com os órgãos envolvidos e com os moradores afetados. Ficou definido que será oferecida hospedagem provisória para as famílias atingidas, além do planejamento para a retirada segura do guindaste na área do acidente.