“Estou toda machucada”: jovem relata momento em que enfrentou tornado no Paraná

Fenômeno com ventos de até 180 km/h atingiu principalmente o bairro Guatupê, danificou 350 casas, impactou cerca de 1,2 mil pessoas e deixou duas pessoas levemente feridas

17/01/2026 às 06:39 por Redação Plox

Stefany Nascimento Cordeiro, de 19 anos, relata que ficou com vários ferimentos após ser surpreendida por ventos fortes provocados por um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo ela, um pedaço de portão que se soltou com a força do vento acertou suas costas, deixando hematomas pelo corpo.

Estou toda machucada, toda roxa. [...] Fui atingida nas costas por um pedaço do portão de uma empresa que tinha ali. O portão subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas

Stefany Nascimento Cordeiro

Mulher é surpreendida por tornado enquanto voltava do trabalho, no Paraná

Mulher é surpreendida por tornado enquanto voltava do trabalho, no Paraná

Foto: Reprodução



O tornado ocorreu no último sábado (10). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a intensidade foi classificada como F2 na Escala Fujita, que vai até cinco. Conforme o órgão, os ventos chegaram a 180 km/h, e o fenômeno percorreu cerca de 1 quilômetro, começando em Piraquara e sem tocar o solo de forma contínua.

Jovem voltava do trabalho quando foi atingida

Câmeras de segurança registraram o momento em que Stefany é surpreendida pela ventania. Nas imagens, ela aparece caminhando no sentido contrário ao vento, atravessa a rua e se agarra a uma árvore para tentar se proteger. Em seguida, galhos começam a cair, ela corre e acaba caindo no chão. O vídeo é interrompido na sequência por causa da queda do sinal da câmera, provocada pelo fenômeno.

A jovem voltava do trabalho, no bairro Guatupê, quando percebeu a intensidade da ventania e precisou se segurar em uma árvore para não ser arrastada pelo vento.

Ela conta que havia saído do trabalho por volta das 17h20 e seguia para o ponto de ônibus quando notou telhas sendo arrancadas. Assustada, decidiu voltar correndo e se abraçar a uma árvore, acreditando que não sobreviveria à situação e pedindo por misericórdia.

Tornado em São Jose dos Pinhais

Tornado em São Jose dos Pinhais

Foto: Reprodução

Tornado deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais

O tornado provocou diversos estragos em São José dos Pinhais, principalmente no bairro Guatupê. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 350 residências foram atingidas e cerca de 1,2 mil pessoas foram impactadas. Duas pessoas ficaram levemente feridas.

No Guatupê e em outros bairros próximos, equipes registraram queda de árvores, danos à rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa. Casas destelhadas e estruturas danificadas evidenciaram a força do fenômeno.

Tornado é classificado como F2, com ventos de até 180 km/h

Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 180 km/h. A classificação F2 na Escala Fujita indica um tornado com capacidade de provocar danos significativos em construções e vegetação.

A Escala Fujita é utilizada no Brasil para medir a gravidade de tornados a partir dos danos observados. Ela vai de F0 a F5: quanto maior a destruição registrada, maior é a categoria atribuída ao fenômeno.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a