Alerta de temporais em todo o Brasil com formação de ciclone subtropical

Fenômeno climático intensifica risco de fortes chuvas, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, neste sábado

Por Plox

17/02/2024 10h47 - Atualizado há 4 meses

O Brasil se encontra sob alerta de temporais neste sábado, segundo a Climatempo, devido a condições atmosféricas que favorecem a formação de grandes nuvens de chuva em todas as regiões do país. A situação é agravada pela formação de um ciclone subtropical em alto-mar, próximo à costa do Rio de Janeiro, aumentando a previsão de fortes chuvas em áreas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 Chuva no Rio de Janeiro  Fernando Frazão | Agência Brasil | Arquivo

Condições Climáticas e Previsões

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estão potencializando as chuvas no Norte e Nordeste. Enquanto isso, a combinação do ar quente e úmido, predominante em todo o território nacional, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, promove a formação de nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

O ciclone, que começou a se formar na noite de quarta-feira (14), pode evoluir para uma tempestade subtropical, a ser denominada Akará, com tendência de deslocamento para o sul em direção à costa de São Paulo, mas mantendo-se distante do continente.

Impactos Regionais

Sudeste: A região enfrenta um dia com nuvens e pancadas de chuva moderadas a fortes, com Minas Gerais e Espírito Santo sendo os mais afetados. No Rio de Janeiro e São Paulo, espera-se sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas a qualquer momento.

Sul: O sol aparece entre nuvens, com pancadas de chuva e raios previstos para a tarde e noite, especialmente na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Centro-Oeste: Alerta de temporal em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com pancadas de chuva e raios que podem ocorrer a qualquer hora. Mato Grosso terá chuvas à tarde e à noite.

Nordeste: Esperam-se temporais na Bahia, sertão de Pernambuco, centro-sul do Maranhão e do Piauí. A chuva varia de moderada a forte na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Norte: Quase toda a região enfrenta risco de chuva moderada a forte, com Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru sob alerta de temporal.

Destaques