Nasa abre vagas para interessados em simulação de vida em Marte; quer se candidatar?

Os interessados em participar devem atender a critérios específicos de seleção

Por Plox

17/02/2024 17h41 - Atualizado há 4 meses

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, está com inscrições abertas até o dia 2 de abril de 2024 para uma experiência única: a chance de integrar uma missão simulada de vida em Marte. Esta oportunidade é parte do programa CHAPEA (Simulação de Exploração de Saúde e Desempenho de Tripulação, em tradução livre), que busca preparar cientistas e interessados para os desafios da exploração humana no Planeta Vermelho. 

Foto: Divulgação NASA

O projeto ocorrerá no habitat impresso em 3D de 157m² situado no Johnson Space Center em Houston, Texas, iniciando-se no primeiro semestre de 2025.

Essa simulação, que dura um ano, representa a segunda de três missões planejadas para acontecer na Terra com o objetivo de simular a estadia humana em Marte. Além de promover a pesquisa científica, essas missões permitem aos participantes vivenciar as condições de um ambiente marciano de maneira realista, contribuindo significativamente para os planos de viagem humana ao Planeta Vermelho da Nasa.

Os interessados em participar devem atender a critérios específicos de seleção. É necessário ser cidadão ou residente permanente dos EUA, estar na faixa etária de 30 a 55 anos, ser não fumante e ter boa saúde e motivação. Além disso, os candidatos devem ser fluentes em inglês para garantir uma comunicação eficaz com a equipe e o controle da missão. A formação acadêmica exigida inclui uma pós-graduação em áreas como engenharia, matemática, biologia, física ou ciência da computação, obtida em instituições credenciadas, acompanhada de ao menos dois anos de experiência profissional ou mil horas de pilotagem de aeronaves.

A Nasa também considerará candidatos que tenham completado dois anos de doutorado em ciência, tecnologia, engenharia, matemática, um curso de medicina ou um programa de treinamento para pilotos de aeronaves. Experiência profissional de quatro anos e a conclusão de treinamento de oficial militar ou bacharelado nas áreas citadas anteriormente são igualmente válidos.

Além dos requisitos técnicos e acadêmicos, os candidatos devem possuir um forte desejo por aventuras únicas e um interesse genuíno em contribuir para os esforços de exploração espacial da Nasa. A seleção dos participantes seguirá os critérios padrão da agência para astronautas, visando compor uma equipe que represente adequadamente os desafios e as necessidades de uma missão real a Marte.

Para mais informações e inscrição, os interessados devem acessar o site oficial do programa: https://chapea.nasa.gov/. Esta é uma oportunidade singular de participar de uma iniciativa pioneira.

Destaques