"Fiquei entre a vida e a morte", afirma mulher que se agarrou a poste para escapar em Guarulhos
Chuva intensa provocou alagamentos repentinos, mobilizou resgates e causou danos estruturais, incluindo o desabamento de um muro em condomínio.
17/02/2026 às 11:15por Redação Plox
17/02/2026 às 11:15
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A motorista que aparece em um vídeo abandonando o carro e se agarrando a um poste para não ser levada pela correnteza durante o temporal que alagou Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde de segunda-feira (16), relatou à TV Globo como conseguiu sobreviver à enxurrada.
Carro foi arrastado pela enxurrada
Foto: Redes Sociais
Uma forte chuva atingiu Guarulhos e outras cidades da região metropolitana, provocando alagamentos repentinos e deixando motoristas e pedestres em situação de risco.
Carro foi levado pelas águas
Vídeo: Redes sociais
Motorista relata momento em que achou que ia morrer
Achei que ia morrer. Eu fiquei entre a vida e a morte
Larissa Guedes Rossi
Larissa se referia ao momento em que tentou atravessar de carro a Avenida Monteiro Lobato, que ficou completamente alagada e se transformou em um verdadeiro rio com a enxurrada. Imagens registradas por moradores mostram quando ela abandona o veículo e se agarra a um poste para não ser arrastada.
Do imóvel de onde o vídeo foi feito, moradores acompanharam a cena em tempo real. Eles gritaram para que Larissa deixasse o carro e segurasse no poste, enquanto o veículo começava a boiar e o nível da água subia rapidamente.
As imagens mostram a aflição de quem assistia à cena. As pessoas comentam que a motorista ainda estava dentro do veículo e, quando ela finalmente consegue sair pela janela, os gritos se concentram em orientá-la a se manter firme no poste até a chegada de ajuda.
Carro boiando, água subindo e fuga pela janela
Larissa lembra que tudo aconteceu muito rápido, desde o momento em que entrou com o carro na via alagada até a decisão de abandonar o veículo.
Ela conta que estava saindo do trabalho quando virou a rua e percebeu que a água começou a subir. Tentou seguir até um posto de combustível, mas o carro começou a boiar. O vidro estava aberto porque ela pedia ajuda, o que acabou facilitando a saída pela janela.
Ao pular do carro, Larissa mergulhou completamente, pois o nível da água já estava muito alto. Ela só conseguiu se salvar ao alcançar o poste de energia e se agarrar a ele até ser resgatada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a motorista foi retirada do local e não sofreu ferimentos. Após a chuva, ela conseguiu localizar o veículo e aguardava o guincho do seguro para remover o carro, que ficou danificado pela inundação.
Além dela, outras três pessoas também precisaram ser socorridas durante o temporal em Guarulhos. Todas passam bem e não houve necessidade de encaminhamento médico.
Chuva em 30 minutos equivaleu ao mês inteiro
As fortes chuvas deixaram veículos ilhados em diferentes pontos da cidade, incluindo áreas do Centro de Guarulhos. Registros feitos por moradores mostram carros parcialmente submersos e motoristas sem conseguir sair dos alagamentos.
Outros vídeos que circulam nas redes sociais mostram mais pessoas presas em ruas inundadas. Segundo a Prefeitura, em apenas 30 minutos choveu o equivalente ao acumulado esperado para todo o mês de fevereiro. O volume foi considerado o mais intenso dos últimos dois anos no município.
Mais de dez pontos de alagamento foram registrados, entre eles as avenidas Monteiro Lobato e Salgado Filho, importantes vias de ligação na cidade e que concentram grande fluxo de veículos.
Defesa Civil avalia dano em condomínio
Além dos alagamentos nas ruas, a chuva também provocou danos estruturais. Em um condomínio de prédios em Guarulhos, um muro desabou durante o temporal.
A Defesa Civil foi acionada e avalia se os moradores poderão retornar aos apartamentos de um dos blocos, que fica próximo à área atingida pela queda do muro. A orientação às famílias dependerá da análise das condições de segurança do local.