IPTU em Ipatinga está suspenso para revisão
Prefeito afirmou haver algumas incongruências no contrato firmado pela administração anterior no ano de 2020
Por Plox
17/03/2022 12h37 - Atualizado há cerca de 3 anos
Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou a suspensão da cobrança de IPTU no município.
Segundo ele, será instaurado um processo administrativo interno na prefeitura para apurar as inconsistências no contrato firmado entre o município e uma empresa de geoprocessamento, no ano de 2020, com o então ex-prefeito Nardyello Rocha.

De acordo com o procurador-geral do município de Ipatinga, Teóphilo Araújo, o público alvo dessas apurações serão as pessoas afetadas pela alta, considerada pelos munícipes, exagerada do IPTU. Ainda segundo ele, foram encontradas inconsistências, que serão reavaliada e o prazo deve durar até final de maio.
Veja o vídeo:
Análise de geoprocessamento
Os bairros que passaram pela avaliação e sofreram alterações na cobrança do IPTU foram: SETOR 1 - Horto, Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro Das Águas, Cariru, Castelo e Vila Ipanema. No SETOR 2 - Jardim Panorama. No SETOR 3 - Esperança, Recanto e Tiradentes.
A auditoria sendo concluída, serão emitidas novas guias de pagamento com o valor alterado, caso haja necessidade de alteração.
Os valores do IPTU são corrigidos anualmente, levando em conta o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), balizador da inflação oficial do governo federal.
A Secretaria Municipal de Fazenda explica que alguns imóveis no município também tiveram seu valor reajustado em virtude da contratação, em 2020, de uma empresa de geoprocessamento, responsável pela revisão das áreas territoriais de Ipatinga, levando em conta não só a metragem, mas também o entorno, tempo de construção, número de entradas, melhorias na infraestrutura, entre outros aspectos.
O prefeito Gustavo Nunes explicou que, quem já realizou o pagamento da guia neste ano e, haja alguma alteração para menos, o município irá restituir o contribuinte.