Ciclistas nus tomam São Paulo em protesto por segurança no trânsito

Manifestação da Pedalada Pelada reúne ciclistas na avenida Paulista para reivindicar respeito e visibilidade

Por Plox

17/03/2025 10h09 - Atualizado há 15 dias

No último sábado (15/3), ciclistas nus tomaram as ruas da avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra a insegurança no trânsito e a poluição gerada por veículos motorizados. O ato chamou atenção pela ousadia e pela mensagem de vulnerabilidade dos ciclistas no tráfego urbano.


Imagem Foto: Reprodução


O evento, chamado Pedalada Pelada, acontece anualmente e faz parte do movimento global World Naked Bike Ride, que reúne manifestações similares em diversos países, como Austrália, Japão, Estados Unidos e nações europeias. O objetivo é alertar sobre os perigos enfrentados pelos ciclistas e reivindicar mais respeito no trânsito.



Durante o protesto, os participantes pedalaram três vezes ao redor da praça do Ciclista antes de seguirem em direção à rua Augusta. Além do impacto visual causado pela nudez, muitos ciclistas usaram pinturas corporais com frases pedindo menos carros e mais segurança nas vias.



No Brasil, a manifestação ocorre tradicionalmente no primeiro sábado de março em São Paulo e, no fim de semana seguinte, costuma ser repetida no Rio de Janeiro. A ideia central do nudismo é tornar os ciclistas mais visíveis para os motoristas, incentivando a adoção de uma distância segura e a redução da velocidade ao compartilharem as vias.


Destaques