Casos de sarampo aumentam 300% no mundo; Brasil integra 'ranking' negativo

Foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019

Por Plox

17/04/2019 11h55 - Atualizado há cerca de 5 anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados alarmantes: houve um aumento de 300% nos casos de sarampo em todo o mundo, somente nos três primeiros meses deste ano. O relatório, que faz parte de um estudo divulgado em fevereiro pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), compara o primeiro trimestre de 2019, com o mesmo período do ano passado.

Setenta e quatro por cento desses casos estão em 10 países, que são responsáveis pela ascensão da doença no mundo. Dentre eles, se encontra o Brasil, que fica entre os três primeiros no 'ranking' negativo. Primeiro, vem as Filipinas, seguido da Ucrânia.

Houve mais de 112 mil pessoas acometidas em 170 países, somente em 2019. A parcela da população mais atingida pela doença, resultando em mortes, é composta por crianças.Somente na África, o aumento dos casos foi perto dos 700%, em paralelo ao mesmo período de 2018. Já na Europa, o avanço a doença repete os dados mundiais: 300% de aumento.

SEGUNDO DADOS PRELIMINARES, FORAM REGISTRADOS MAIS DE 112 MIL CASOS DE SARAMPO EM 170 PAÍSES NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DE 2019 (FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

Foram registrados 112 mil casos em 170 países em 2019- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vacina

Sarampo é um vírus altamente contagioso e a infecção causada por ele pode ter sérias consequências para a saúde, sobretudo das crianças, podendo levar à morte. Por outro lado, a vacina contra o sarampo é altamente eficaz.

A OMS defende que a doença é quase totalmente evitável por meio de duas doses de uma vacinação. Mas a organização afirmou que somente 67% da população mundial tomaram a segunda dose. O alerta é de que o paciente sempre volte para receber a segunda dose da imunização.

Sintomas

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Depois, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Atualizada às 12h41

Destaques