Secretaria da Saúde confirma 41 mortes por gripe em Minas este ano

Governo do Estado também confirmou primeira morte por associação ao vírus H1N1, em Belo Horizonte

Por Plox

17/04/2019 09h07 - Atualizado há quase 5 anos

Foi confirmada a 41ª morte em decorrência da gripe em Minas Gerais, somente neste ano de 2019. Houve a notificação de 456 casos da doença no Estado. Desses, 44 tiveram confirmação através de exames de laboratório. Nesse quantitativo, 13 detectaram Influenza, e 31, foram diagnosticados com outros tipos de vírus.

As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ainda detectou uma morte, a primeira provocada por Influenza A (H1N1) em Minas Gerais, ocorrida na capital.

Imunização

A Campanha de Vacinação contra o Influenza começou na semana passada, em 10 de abril, em todo o Brasil. Em Minas Gerais, a ação pretende assegurar imunização de 90% do público da campanha, assim como no ano passado, em que a vacinação cobriu 95, 8% do estado. O objetivo deste ano é ter uma cobertura próxima de 6 milhões de pessoas vacinadas, dentre elas, crianças e idosos.

A mobilização acontecerá em duas fases: entre 10 e 19 deste mês de abril, o alvo são as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Já, entre 22 de abril e 31 de maio, a campanha ocorre para todos os grupos prioritários.

Quem deve se vacinar

Haverá a ampliação da vacina para as crianças entre seis meses de vida a menores de seis anos. Serão beneficiados também, adultos com 60 anos ou mais, grávidas, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, além de trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional.

 

Atualizada às 12h06

Destaques