Portugal declara situação de alerta devido à crise de combustíveis

Caminhoneiros do país estão em greve e 40% dos postos não têm combustível, o que tem impactado todo o país

Por Plox

17/04/2019 15h42 - Atualizado há 10 meses

A greve das transportadoras em Portugal na segunda-feira, 15 de abril, atingiu 40% dos postos de combustíveis no país. Com a crise, o governo decretou situação de alerta, o que permite que se mobilize as forças militares e de segurança para garantir o abastecimento.

O anúncio foi feito pelo ministro adjunto e de Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, e obriga os motoristas de veículos pesados a ajudarem a transportar combustíveis, se solicitados pelas autoridades, e prioriza as forças de emergência e segurança na hora de reabastecer.

A paralisação, convocada pelo Sindicato Nacional de Transportadoras de Mercadorias Perigosas, não tem prazo determinado para se encerrar. A exigência do sindicato é pela criação de uma categoria profissional específica para estes trabalhadores. Os 800 motoristas do setor aderiram à greve.

 

A greve impacta também os aeroportos, entre eles o de Lisboa, que deixou de receber combustível no meio-dia desta quarta, e o aeroporto de Faro, está usando as reservas de combustíveis desde esta manhã.

Atualizada às 18h13

Destaques