Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Projeto que reconhece atividades religiosas como serviços essenciais é aprovado em Timóteo
Vereadores entendem que "a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população"
17/04/2021 às 19:39por Redação Plox
17/04/2021 às 19:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Os vereadores de Timóteo aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que reconhece as atividades religiosas de qualquer natureza como essenciais na cidade em período de endemia, pandemia, catástrofe natural e outras calamidades.
De acordo com a Câmara Municipal de Timóteo, a matéria é de autoria conjunta dos vereadores Pastora Sônia Andrade, Luiz Perdigão, Brinnel Tozatti, Reygler Max e Fabiano Ferreirah “que entendem que a atividade religiosa é essencial, pois a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população”.
Foto: Layara Andrade
A justificativa do projeto também citou a Constituição Federal que reconhece o direito da assistência religiosa. “Respeitando os protocolos, a igreja é um ótimo lugar para estar, onde a gente aprende o fundamental nessa pandemia que é o amor ao próximo”, reiterou Perdigão.
O que a Constituição diz?
A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
STF autorizou fechamento de igrejas na pandemia
No dia 9 de abril, por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estados e municípios podem determinar o fechamento de igrejas e templos religiosos em função das medidas de contenção do avanço da pandemia de Covid-19.
Portaria dos Ministérios do Desenvolvimento e INSS amplia critérios, mantém deduções de despesas e converte benefício automaticamente para auxílio-inclusão em casos de atividade remunerada.
Portaria dos Ministérios do Desenvolvimento e INSS amplia critérios, mantém deduções de despesas e converte benefício automaticamente para auxílio-inclusão em casos de atividade remunerada.