SpaceX adia lançamento de voo integrado da Starship e foguete Super Heavy
A nova data para a tentativa de lançamento, agora programada para quarta-feira (19), foi motivada pelo possível congelamento de uma válvula
Por Plox
17/04/2023 13h54 - Atualizado há cerca de 2 anos
A SpaceX anunciou o adiamento do primeiro teste de voo integrado da espaçonave Starship com seu novo foguete, o Super Heavy, previsto inicialmente para esta terça-feira. A nova data para a tentativa de lançamento, agora programada para quarta-feira (19), foi motivada pelo possível congelamento de uma válvula.
A decolagem estava programada para ocorrer às 10h20, horário de Brasília, a partir da Starbase, localizada no Texas (EUA). A empresa, liderada pelo bilionário Elon Musk, confirmará em breve os detalhes do adiamento e o horário exato da nova tentativa de lançamento.

Este primeiro teste de voo integrado, considerado uma "revolução para as futuras missões espaciais", envolve a combinação da espaçonave Starship, com 50 metros de altura, e o foguete Super Heavy, de 70 metros. A missão tem como objetivo transportar tripulações e cargas para a Lua e, posteriormente, para Marte.
A torre de lançamento, que mede 146 metros, apresenta uma inovação ao incorporar a função de "torre de captura". Equipada com braços mecânicos, ela auxiliará o pouso vertical do foguete reutilizável Super Heavy em seu retorno à base, após se desacoplar da espaçonave, em futuras missões.
Apesar do adiamento, a SpaceX manteve a contagem regressiva até os segundos finais para realizar um "teste molhado", permitindo analisar o comportamento do combustível, composto por metano e oxigênio líquidos.