Líder do PL critica Lula por asilo a ex-primeira-dama condenada no Peru
Sóstenes Cavalcante acusa governo de proteger 'aliados corruptos' após chegada de Nadine Heredia ao Brasil em voo da FAB
Por Plox
17/04/2025 09h26 - Atualizado há 7 dias
O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), usou suas redes sociais para atacar duramente a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de conceder asilo político à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

Cavalcante classificou a medida como uma \"vergonha nacional\" e afirmou que o Brasil estaria se transformando em \"esconderijo de criminosos amigos do governo\". Ele também criticou o uso de recursos públicos para a operação, mencionando o uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de Heredia e seu filho, menor de idade, de Lima até Brasília.
“Lula oferece asilo político a uma ex-primeira-dama condenada por lavagem de dinheiro. E ainda usa voo da FAB para isso? Ou seja: o povo paga a conta… e ele protege aliados corruptos condenados pela justiça de outro país!”, escreveu o parlamentar.
Nadine Heredia é esposa de Ollanta Humala, ex-presidente do Peru entre 2011 e 2016. Ambos foram condenados por envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro relacionados à construtora brasileira Odebrecht (atualmente chamada Novonor) e ao governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
A chegada da ex-primeira-dama peruana ao Brasil aconteceu na quarta-feira (16), após ela e seu filho receberem visto diplomático emitido pelo governo brasileiro.
A concessão do asilo reacendeu o debate político no Brasil sobre a política externa adotada pelo governo Lula, com a oposição usando o episódio como mais um argumento para acusar o Executivo federal de alinhamento com líderes e ex-líderes estrangeiros envolvidos em escândalos de corrupção.