PF retira mensagens privadas de ex-assessor de Moraes da internet

Conversas entre Eduardo Tagliaferro, sua esposa e seu advogado ficaram acessíveis por quase duas semanas em link público incluído em relatório da PF

Por Plox

17/04/2025 08h55 - Atualizado há 8 dias

A Polícia Federal retirou da internet, nesta quarta-feira (16), arquivos que continham mensagens pessoais e confidenciais do perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O conteúdo havia sido divulgado em um relatório da própria PF, sem restrições de acesso, e ficou disponível publicamente por quase duas semanas.


Imagem Foto: Redes sociais


As mensagens incluíam conversas íntimas entre Tagliaferro e sua esposa, além de diálogos protegidos por sigilo com seu advogado, o que configura violação de garantias legais. Os arquivos foram publicados no dia 1º de abril, em uma pasta aberta, cujo link foi anexado a um relatório da perícia entregue no inquérito sob relatoria de Moraes.



A situação veio à tona após a Gazeta do Povo divulgar trechos das mensagens. Em uma das conversas, Tagliaferro relatava à esposa que temia ser preso ou até mesmo morto, caso revelasse informações sobre os bastidores do seu trabalho junto a Moraes.
“Tenho medo de ser preso ou morto, se contar o que sei”, disse ele à esposa em uma das mensagens

.


As investigações contra Tagliaferro começaram após o vazamento, em agosto de 2023, de mensagens trocadas entre ele e a equipe de Moraes, reveladas pela Folha de S.Paulo. Essas mensagens mostravam como eram preparados relatórios que resultavam na retirada de perfis e postagens das redes sociais.



Com o avanço das apurações ao longo de 2024, a PF passou a investigar se o próprio ex-assessor teria repassado à imprensa o conteúdo sensível. A nova leva de mensagens foi capturada nesse contexto, integrando as investigações por possível violação de sigilo funcional. A retirada dos arquivos da internet ocorreu somente após a repercussão pública e a exposição do material pela imprensa.


Destaques