Quinta-feira Santa: celebração importante para cristãos não é feriado nacional

Data que relembra a Última Ceia de Jesus marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na tradição católica

Por Plox

17/04/2025 11h34 - Atualizado há 22 dias

Nesta quinta-feira, 17 de abril de 2025, os cristãos celebram uma das datas mais simbólicas da sua fé: a Quinta-feira Santa. Esta ocasião relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos, momento em que, segundo os evangelhos, Ele lavou os pés de cada um deles como gesto de humildade e serviço.


Imagem Foto: Pixabay


A celebração, dentro da tradição da Igreja Católica, marca também o encerramento da Quaresma, período que começou na Quarta-feira de Cinzas e simboliza os 40 dias de recolhimento vividos por Jesus no deserto. Com o fim da Quaresma, dá-se início ao Tríduo Pascal, uma das fases mais significativas da Semana Santa.


Este Tríduo começa na Quinta-feira Santa e se estende até o Domingo de Páscoa, sendo que, neste ano, a Sexta-feira da Paixão será comemorada no dia 18 de abril, seguida pelo Domingo de Páscoa, em 20 de abril. A Semana Santa, por sua vez, teve início no Domingo de Ramos, no último dia 13.


Apesar da importância religiosa, a Quinta-feira Santa não figura entre os feriados nacionais. Contudo, alguns estados ou municípios podem adotá-la como ponto facultativo, a depender de suas próprias determinações. Já a Sexta-feira da Paixão é reconhecida oficialmente como feriado em todo o território nacional.


Destaques