Zema divulga homenageados com Medalha da Inconfidência 2025

Presidente da Câmara dos Deputados será o grande agraciado; lista inclui empresários, políticos e autoridades militares

Por Plox

17/04/2025 08h29 - Atualizado há 8 dias

A tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, marcada para acontecer na próxima segunda-feira (21), em Ouro Preto, já tem os nomes definidos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17) a lista dos homenageados de 2025.


Imagem Foto: IMPRENSA


Neste ano, o destaque principal será o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que receberá o Grande Colar — mais alta honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais.


Ao todo, 170 personalidades foram selecionadas pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, grupo composto por representantes dos três poderes estaduais, instituições de ensino e outras entidades. Os homenageados estão divididos em quatro categorias: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.



Entre os agraciados com a Grande Medalha, figuram nomes como o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Luiz Carlos Corrêa Júnior; além de empresários como Rubens Menin, Pedro Lourenço (Supermercados BH) e Jorge Rebelo de Almeida (Grupo Vila Galé). Outros destaques incluem líderes militares de alto escalão, magistrados, reitores e representantes de instituições como a OAB-MG e a Usiminas.


Na categoria Medalha de Honra, diversos secretários estaduais foram reconhecidos, entre eles, Fábio Baccheretti (Saúde), Rogério Greco (Justiça e Segurança Pública), Igor Rojas (Educação), Leônidas Oliveira (Cultura e Turismo) e Marília Carvalho de Melo (Meio Ambiente). Também foram incluídos deputados federais e estaduais, além de representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Judiciário e Ministério Público.



Já na Medalha da Inconfidência, a lista contempla juízes, promotores, defensores públicos, professores universitários, padres, jornalistas, médicos, empresários e até tabeliães. Dentre os nomes, estão Thiago Milhim (secretário-geral do Podemos), Renato Rios Neto (repórter), Eduardo Calais (tabelião) e Rejane Dias dos Santos (presidente do Grupo Editorial Autêntica).


A cerimônia, que acontece anualmente em Ouro Preto, é uma das mais simbólicas celebrações do Estado. Criada para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais ou do Brasil, a Medalha da Inconfidência é entregue tradicionalmente no dia 21 de abril, data da morte de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.


A lista dos homenageados reflete o reconhecimento a diversas áreas, de empresários e figuras políticas a acadêmicos e profissionais da segurança pública


O evento deste ano reforça a valorização da atuação de agentes públicos, militares, membros do Judiciário e empresários que, segundo o governo estadual, se destacaram em suas respectivas funções e contribuíram para o crescimento do estado.


Destaques