Ex-deputado “Mamãe Falei” tem direitos políticos cassados

Arthur do Val chegou a renunciar ao cargo e mesmo assim teve o mandato cassado

Por Plox

17/05/2022 18h43 - Atualizado há quase 2 anos

Nesta terça-feira (17), o ex-deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (União Brasil), mais conhecido como “Mamãe Falei”, teve seus direitos políticos cassados, ficando inelegível.

A votação ocorreu na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). Em votação, os deputados decidiram que o ex-deputado deverá ficar por oito anos sem poder se candidatar, porém, ainda cabe  recurso.

Foto: reprodução vídeo Youtube

 

Arthur do Val já tinha renunciado ao mandato no dia 20 de abril e, mesmo com a renúncia, o ex-deputado foi submetido a processo da Alesp. A defesa de Arthur chegou a alegar que por conta da renúncia, ele não precisaria ser julgado, porém, a procuradoria da Casa Legislativa continuou com o processo.

O ex-deputado é alvo de 21 representações na Assembleia de São Paulo, após dizeres sexistas contra as mulheres na Ucrânia. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições", disse do Val em nota divulgada no início da tarde.

Para Arthur, ele está sendo perseguido e alvo de um processo injusto por parte dos parlamentares. "Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política”, disse.
 

Destaques