Ipatinga

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Ipatinga realiza censo animal

    A previsão da Secretaria de Saúde é concluir o levantamento em três meses. Estima-se que o município tenha aproximadamente 26 mil cães e gatos

    Por Plox

    17/05/2022 13h01 - Atualizado há cerca de 2 meses

    A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está realizando um censo animal para saber quantos gatos e cães vivem atualmente em domicílios do município. O intuito é mapear a população de animais de estimação e coletar dados mais concretos para que se possa realizar o planejamento das ações para controle de zoonoses, principalmente para a campanha de vacinação antirrábica.

    O censo já está sendo realizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) durante a visita domiciliar de controle da dengue. Por meio de um questionário simples aplicado ao morador, o agente levanta a existência de animais (cães e gatos) no imóvel e obtém informações sobre idade, sexo, estado vacinal contra a raiva e se o animal é castrado ou não.

    A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas recebam os agentes em suas residências e respondam ao questionário. "Estamos aproveitando a visita dos agentes que já estão em campo fazendo o controle e combate da dengue para realizar esse levantamento. Nossos profissionais estão devidamente uniformizados", explica a diretora do Departamento de Epidemiologia em Saúde, Laressa Almeida.  

    Foto: Arquivo pessoal

     

    População estimada
    A previsão da Secretaria de Saúde é que todos os imóveis do município sejam visitados em três meses. Assim, a conclusão do censo animal deve acontecer em agosto. Estima-se que o número de cães domiciliados em Ipatinga, atualmente, seja de aproximadamente 26 mil. Os dados se baseiam em análise da série histórica de campanhas de vacinação antirrábica. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]