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O Brasil ficou em uma posição preocupante no Pirls (Progress in International Reading Literacy Study), uma avaliação internacional de alfabetização realizada pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). A avaliação, que contou com a participação de estudantes de 65 países e regiões, revela que quase 4 em cada 10 alunos brasileiros não dominam habilidades básicas de leitura, como recuperar e reproduzir informações explícitas no texto.
Primeira participação e resultados preocupantes
Esta é a primeira vez que o Brasil participa do Pirls, uma iniciativa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os estudantes brasileiros alcançaram uma média de 419 pontos, ficando à frente apenas de Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, e apresentando desempenho similar ao de Kosovo e Irã. Singapura, Irlanda e Hong Kong obtiveram os melhores desempenhos, com 587, 577 e 573 pontos, respectivamente.
Impacto da pandemia de Covid-19
A avaliação foi realizada em 2021 e reflete os impactos da pandemia de Covid-19 e do fechamento das escolas. Dados da avaliação federal, o Saeb, do mesmo ano, já haviam mostrado prejuízos na aprendizagem dos estudantes de todas as etapas da educação básica, especialmente entre os mais novos.
Desigualdades no sistema educacional brasileiro
O Pirls também destacou a desigualdade no sistema educacional brasileiro. A diferença no desempenho médio entre os estudantes com alto nível socioeconômico e baixo nível socioeconômico foi de 156 pontos, enquanto no nível internacional essa diferença é de 86 pontos. Além disso, estudantes autodeclarados brancos e amarelos apresentaram média de 457 pontos, enquanto estudantes pretos, pardos e indígenas tiveram média de 399 pontos.
No que diz respeito ao desempenho entre meninos e meninas, as últimas apresentaram resultados médios significativamente superiores, com 431 pontos contra 408 dos meninos.
Futuro da educação no Brasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete apresentar em breve um novo pacto pela alfabetização na idade certa, considerado uma das prioridades da atual gestão na área da educação. A participação no Pirls foi um marco importante para entender a situação atual do país e buscar melhorias no ensino e na qualidade da educação oferecida aos estudantes brasileiros.
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