Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Governo do RS propõe construção de quatro cidades provisórias para desabrigados

Plano visa abrigar moradores das cidades mais afetadas pelas enchentes no estado

17/05/2024 às 10:27 por Redação Plox

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), anunciou na quinta-feira (16) a possibilidade de construir quatro cidades provisórias para abrigar as vítimas das enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no estado. O objetivo é oferecer um lar temporário para os desabrigados, especialmente nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e São Leopoldo.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Souza detalhou o plano: “Teremos espaço para crianças e pets. Lavanderia coletiva. Cozinha comunitária. Dormitórios e banheiros. Isso nesse período em que as pessoas ainda necessitarão desse apoio.”

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Desafios e prioridades

Até a sexta-feira (17), o governo estadual pretende concluir o descritivo das estruturas temporárias necessárias. “É mais rápido contratar um serviço de montagem dessas estruturas. É como se fosse uma estrutura de eventos com qualificação para albergar pessoas”, explicou Souza.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), destacou a gravidade da situação em entrevista à Folha de S.Paulo, enfatizando que a promoção de moradia para 15 mil desabrigados é um dos maiores desafios. “Não há imóveis disponíveis para todos serem realocados”, afirmou Melo, ressaltando a urgência de encontrar soluções habitacionais.

Impacto das enchentes

As enchentes no Rio Grande do Sul causaram devastação em diversas áreas, resultando na perda total de bens para muitos moradores. Em Rio Pardo, por exemplo, um morador relatou ter perdido todos os seus móveis, ilustrando a magnitude do desastre.

Compartilhar a notícia

Veja também
Jovem que morreu atropelada por caminhão em rotatória será sepultada nesta terça em Ipatinga
GERAL

Jovem que morreu atropelada por caminhão em rotatória será sepultada nesta terça em Ipatinga

Monique da Silva Pires, de 22 anos, morreu após ser atropelada por caminhão em rotatória do bairro Caravelas; velório acontece na Capela Unipaz

Florêncio Lopez Fernandes alimenta maritacas na janela de casa na Água Rasa, Zona Leste de SP, em vídeo de 2019 — Foto: Reprodução/Youtube/Canal Cotidiano SP
GERAL

"O encantador de maritacas" de SP conquista milhões na internet

Florêncio Lopez Fernandes, imigrante espanhol de 84 anos, transforma paixão por aves em inspiração para milhares online.

Artesanato
GERAL

Comissão de Cultura da ALMG debaterá artesanato como fator de desenvolvimento

Audiência terá como foco as políticas públicas para os artesãos, que dão grande contribuição à economia do Estado.

unnamed.jpg
GERAL

Empresa de laticínios terá que pagar R$ 15 mil por danos morais em MG

Consumidora ingere leite contaminado por corpo estranho e passa mal