Hemominas enfrenta crise de sangue e hospital de Belo Horizonte cancela cirurgias eletivas

Pacientes oncológicos e do interior de Minas Gerais aguardam procedimentos; veja como doar sangue e ajudar

Por Plox

17/05/2024 10h26 - Atualizado há 27 dias

Os estoques de sangue nas unidades do Hemominas atingiram um nível crítico, levando o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, a cancelar cirurgias eletivas esta semana. De acordo com a Hemominas, os tipos sanguíneos com maiores baixas são O+, O-, A- e B-. A fundação, que é responsável por mais de 90% dos processos de transfusão no estado, faz um apelo urgente à população para que doe sangue.

Agência Brasil

"Nosso fornecedor é o Hemominas. Não fazemos a captação, apenas reservamos sangue para cirurgias eletivas e atendimento de urgência. Já há algum tempo temos enfrentado dificuldades para conseguir essas reservas. Este mês, começamos a cancelar cirurgias, inclusive de pacientes oncológicos e de moradores do interior de Minas Gerais", afirmou Rafaela Matos, gerente ambulatorial do hospital.

Quem pode doar sangue?

Qualquer pessoa com mais de 16 anos, boa saúde e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. Menores de idade precisam de autorização do responsável legal, enquanto maiores de 61 anos devem comprovar uma doação anterior. É necessário aguardar três horas após uma refeição pesada para doar sangue. Quem fez tatuagem ou sobrancelha definitiva precisa esperar doze meses. Exames endoscópicos requerem um prazo de seis meses, e pessoas que tiveram hepatite após os onze anos não podem doar.

Como doar sangue

Para doar, basta acessar o site do Hemominas e clicar em “Agende sua doação”. Escolha o município, a unidade mais próxima, o dia e horário da doação, e forneça dados pessoais como nome, CPF, e-mail e telefone. Na mesma página, há uma tabela com todos os requisitos para doação de sangue.

Destaques