Ex-prefeito de MG é condenado por homicídio e participação em organização criminosa

Sentença saiu 14 anos após o crime que envolveu execução equivocada e tentativa de homicídio; grupo agia com apoio de autoridades

Por Plox

17/05/2025 09h47 - Atualizado há 1 dia

Um ex-prefeito de 82 anos, que administrou o município de Itanhomi, no Vale do Rio Doce, após ser eleito em 1988, foi condenado a 25 anos e três meses de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida 14 anos após os crimes pelos quais ele foi responsabilizado.


Imagem Foto: Divulgação/MPMG


Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o ex-prefeito foi condenado por homicídio, tentativa de homicídio de outras duas pessoas e por envolvimento em uma organização criminosa conhecida como \"Família\". O grupo era composto por fazendeiros, políticos, empresários, policiais militares e civis, além de agentes penitenciários. Eles praticavam diversos crimes, como extorsão, corrupção ativa e passiva, concussão e homicídios encomendados.



O caso que levou à condenação ocorreu em 2011. De acordo com a denúncia, o grupo planejou uma emboscada contra um suspeito de furto em uma fazenda do ex-prefeito. A execução, no entanto, falhou: os três criminosos contratados mataram o irmão do alvo por engano e ainda feriram outras duas pessoas presentes no local. Os executores foram presos enquanto tentavam fugir para uma cidade vizinha.



As investigações apontam que o crime teria sido encomendado por R$ 50 mil. Com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o MPMG avançou nas apurações e identificou outras práticas ilícitas do grupo. Em 2013, os primeiros julgamentos foram realizados, mas o processo precisou ser anulado devido a indícios de compra de jurados e intimidação de testemunhas. O júri foi desmembrado, e novos julgamentos ainda devem ocorrer para os demais envolvidos.



Na época da sentença, o ex-prefeito cumpria prisão preventiva em regime domiciliar por conta de seu estado de saúde. O julgamento aconteceu na 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Conselheiro Pena, também situada no Vale do Rio Doce.


Destaques