Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Ex-prefeito de MG é condenado por homicídio e participação em organização criminosa

Sentença saiu 14 anos após o crime que envolveu execução equivocada e tentativa de homicídio; grupo agia com apoio de autoridades

17/05/2025 às 12:47 por Redação Plox

Um ex-prefeito de 82 anos, que administrou o município de Itanhomi, no Vale do Rio Doce, após ser eleito em 1988, foi condenado a 25 anos e três meses de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida 14 anos após os crimes pelos quais ele foi responsabilizado.


Imagem Foto: Divulgação/MPMG

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o ex-prefeito foi condenado por homicídio, tentativa de homicídio de outras duas pessoas e por envolvimento em uma organização criminosa conhecida como "Família". O grupo era composto por fazendeiros, políticos, empresários, policiais militares e civis, além de agentes penitenciários. Eles praticavam diversos crimes, como extorsão, corrupção ativa e passiva, concussão e homicídios encomendados.


O caso que levou à condenação ocorreu em 2011. De acordo com a denúncia, o grupo planejou uma emboscada contra um suspeito de furto em uma fazenda do ex-prefeito. A execução, no entanto, falhou: os três criminosos contratados mataram o irmão do alvo por engano e ainda feriram outras duas pessoas presentes no local. Os executores foram presos enquanto tentavam fugir para uma cidade vizinha.


As investigações apontam que o crime teria sido encomendado por R$ 50 mil. Com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o MPMG avançou nas apurações e identificou outras práticas ilícitas do grupo. Em 2013, os primeiros julgamentos foram realizados, mas o processo precisou ser anulado devido a indícios de compra de jurados e intimidação de testemunhas. O júri foi desmembrado, e novos julgamentos ainda devem ocorrer para os demais envolvidos.


Na época da sentença, o ex-prefeito cumpria prisão preventiva em regime domiciliar por conta de seu estado de saúde. O julgamento aconteceu na 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Conselheiro Pena, também situada no Vale do Rio Doce.


Compartilhar a notícia

Veja também
Corpo em decomposição é encontrado sem cabeça em Marliéria
POLíCIA

Corpo em decomposição é encontrado sem cabeça em Marliéria

Cadáver foi localizado por moradores em área rural próxima ao Parque Estadual do Rio Doce; polícia investiga suspeita de homicídio

POLíCIA

Corpo encontrado em rio no Vale do Aço estava com mãos amarradas para trás

Além das mãos amarradas, havia um tecido enrolado no pescoço da vítima

Dois homens são presos com drogas, arma e lança-perfume em Ipatinga
POLíCIA

Dois homens são presos com drogas, arma e lança-perfume em Ipatinga

Ação da PM no bairro Bethânia apreendeu cocaína, maconha, crack, arma de fogo e frascos de lança-perfume

PM
POLíCIA

Dupla mata jovem com cinco tiros na cabeça em Governador Valadares

Um dos suspeitos foi preso. O outro segue sendo procurado pelos militares

para você
Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico
SAúDE

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico

Disfunções na musculatura pélvica afetam urina, ereção e intestino, e ainda são pouco reconhecidas pelos homens

Dólar recua após aproximação entre Lula e Trump na ONU
ECONOMIA

Dólar recua após aproximação entre Lula e Trump na ONU

Gestos amistosos e expectativa de diálogo entre os presidentes fortalecem o real e derrubam a moeda americana ao menor nível desde junho de 2024

WhatsApp Image 2020-02-26 at 13.56.26.jpeg
GERAL

Mulher é internada em Belo Horizonte com sintomas do coronavírus

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o ministro da Saúde luiz Henrique Mandetta disse que não há motivos para alarme

POLíTICA

STF confirma decisão que proibiu uso de benefícios sociais para bets

A determinação, que contou com o apoio dos demais ministros do STF em uma sessão virtual, é uma resposta a preocupações levantadas sobre o impacto social e econômico do aumento das apostas entre beneficiários de baixa renda.