Itabira entra em emergência por explosão de doenças respiratórias

Mais de 12 mil atendimentos foram registrados no Pronto-Socorro em apenas 45 dias e leitos infantis estão quase lotados

Por Plox

17/05/2025 10h18 - Atualizado há 1 dia

A cidade de Itabira, localizada na Região Central de Minas Gerais, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (16), em razão do aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias.


Imagem Foto: Divulgação


A decisão foi publicada pela Prefeitura e assinada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O decreto terá validade de 180 dias e prevê uma série de medidas emergenciais para conter a crise. Entre as principais ações estão a ampliação do número de leitos hospitalares, o aumento da carga horária dos profissionais da saúde, a extensão dos horários de atendimento nas unidades e a contratação temporária de novos trabalhadores da área.



Segundo informações do município, o cenário mais preocupante envolve as crianças, com alta taxa de ocupação dos leitos pediátricos disponíveis. Só nos últimos 45 dias, o Pronto-Socorro Municipal atendeu mais de 12 mil pessoas, e somente na última semana, foram registrados 14 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).



A situação de Itabira se soma à de outras 18 cidades mineiras que já haviam declarado emergência sanitária por doenças respiratórias. São elas: Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Ipatinga, Lagoa Santa, Mariana, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberlândia, Unaí e Vespasiano.


Com o aumento contínuo dos casos, autoridades reforçam a importância dos cuidados preventivos e do monitoramento constante dos sintomas, principalmente em crianças e idosos.


Destaques