Mais de 1,3 milhão de aposentados já pediram reembolso por descontos ilegais no INSS
INSS investiga esquema que teria movimentado R$ 6,3 bilhões com descontos indevidos em aposentadorias; pedidos de devolução devem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135
Por Plox
17/05/2025 07h54 - Atualizado há 1 dia
Três dias após o anúncio do governo federal sobre o reembolso de valores descontados irregularmente dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas, mais de 1,3 milhão de brasileiros já solicitaram a devolução pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone da Central 135.

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os descontos indevidos seriam resultado de um esquema de fraudes envolvendo associações que atuam com aposentados. As investigações apontam que essas entidades utilizaram dados pessoais e até assinaturas falsas para filiar beneficiários sem autorização prévia, possibilitando a cobrança direta das mensalidades nas aposentadorias e pensões.
Entre 2019 e 2024, estima-se que o esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 6,3 bilhões. O levantamento feito até o momento indica que 41 entidades associativas foram identificadas por usuários como responsáveis pelos descontos irregulares — o número total de instituições cadastradas no sistema.
O presidente do INSS, João Waller, alertou os segurados para não fornecerem informações ou assinarem documentos. Segundo ele, o processo é feito exclusivamente pelo app Meu INSS ou pela Central 135, e não há contato por ligações, mensagens ou qualquer outro canal.
Para solicitar o reembolso, o beneficiário deve acessar o sistema, verificar os descontos aplicados, informar se autorizou ou não as cobranças e enviar uma declaração — tudo sem necessidade de anexar documentos nesta etapa. Em seguida, as entidades envolvidas terão até 15 dias úteis para apresentar provas que justifiquem o vínculo com o segurado.
Se não for comprovada a legalidade dos descontos, o valor será restituído diretamente na folha de pagamento do INSS, após recolhimento por Guia de Recolhimento da União (GRU).
O INSS já notificou cerca de 9 milhões de pessoas que sofreram descontos nos últimos cinco anos e que podem ter sido vítimas da fraude.